Eficiência e gestão pública: um estudo de caso na Gerência de Comercialização do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina S.A. - CIASC

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Eficiência e gestão pública: um estudo de caso na Gerência de Comercialização do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina S.A. - CIASC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Meyer, Bernardo
dc.contributor.author Sousa, Anderson
dc.date.accessioned 2016-12-08T11:52:05Z
dc.date.available 2016-12-08T11:52:05Z
dc.date.issued 2016-12-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171237
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O princípio Constitucional da eficiência foi introduzido na Administração Pública Brasileira a partir da reforma gerencial de 1995. Essa reforma buscou inovar a administração do Estado por meio de um modelo de gestão mais moderno, com redução da burocracia excessiva que permeava o antigo modelo de gestão. Para tal, esse novo modelo teve como fundamento a administração pública gerencial. Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscou-se com esse trabalho, analisar a eficiência da gerência de comercialização do CIASC e fazer um estudo do modelo de gestão utilizado nessa empresa pública. Para a realização desse trabalho, a metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde as características da empresa e os resultados das entrevistas com os gestores que lá trabalham foram comparados com os estudos feitos na fundamentação teórica. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade com o uso de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os principais resultados da pesquisa indicam que os conceitos de eficiência e eficácia ainda precisam ser assimilados e diferenciados de forma mais clara pelos gestores públicos, a eficiência pode ser melhor mensurada com um número maior de indicadores, e que o modelo de gestão por mais que possa ser idealizado de uma maneira pelo núcleo estratégico está sujeito a ter uma percepção e adesão diferentes pelos gestores públicos caso não sejam bem assimilados. pt_BR
dc.description.abstract The Constitutional principle of efficiency was introduced in the brazillian public administration since the managerial reform in 1995. This reform pursued innovation in the country administration through a more modern management model, reducing excessive bureaucracy that permeated the old management model. To this end, the new model was based on the managerial public administration. Through a qualitative research, this work analyzes CIASC's commercialisation management efficiency, also studying it's management model used by this public company. To perform this work, the case study methodology was used, where the company's characteristics and the results from it's managers interviews was compared with the case studies in theoretical foundation. Eleven in-depth interviews were conducted using a semi-structured interview script. The main results of the research indicates that the efficiency and efficacy concepts still needs to be assimilated and differentiated more clearly by public managers. Efficiency can be better measured using more indicators and, although the management model can be idealized in one way by the strategic core, it is subject to a different perception and adherence by the public managers, supposing that it is not well assimilated. pt_BR
dc.format.extent 103 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Administração pública pt_BR
dc.subject Eficiência pt_BR
dc.subject Modelos de gestão pt_BR
dc.subject CIASC pt_BR
dc.title Eficiência e gestão pública: um estudo de caso na Gerência de Comercialização do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina S.A. - CIASC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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