dc.description.abstract |
O presente estudo analisou as contribuições do Instituto Guga Kuerten (IGK) para a vida de jovens ex participantes do Programa de Esporte e Educação Campeões da Vida, do Núcleo Itacorubi. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização acerca dos conceitos: trabalho socioeducativo, adolescência e juventude, a fim de situar a temática. A partir de um levantamento nos cadastros do IGK, identificou-se as/os possíveis jovens que poderiam participar das entrevistas semi estruturadas, ou seja, da pesquisa empírica, de abordagem qualitativa. As/os jovens foram selecionadas/os a partir do seu tempo de permanência no Programa, no mínimo um ano. Após as entrevistas, o material foi analisado e organizado por temas e sentidos. Os dados coletados correspondem ao perfil das/os entrevistadas/os, bem como trazem informações acerca das experiências vividas. Aborda, ainda, as motivações de ingresso no Programa e discute as contribuições decorrentes da educação por meio do esporte, devido à participação no Programa. Estas contribuições são de ordem social e cultural, todavia, também permeiam a área educacional e de mercado de trabalho. Através da presente pesquisa é possível vislumbrar a relevância da ampliação desta discussão, com o intuito de avaliar o impacto social das ações do IGK para as/os jovens ex participantes. |
pt_BR |