dc.description.abstract |
Aborda-se nesta pesquisa, o uso de ferramentas tecnológicas na construção dos saberes dos estudantes de escolas de ensino regular. Tem-se como objetivo fazer inicialmente uma breve descrição da evolução do uso de recursos eletrônicos para fins didáticos, desde o uso de equipamentos que hoje já não mais são frequentes como video cassetes e DVDs até os mais modernos e presentes como os smartphones. Neste trabalho, busca-se avaliar os usos que tem sido dados para tais ferramentas e seus efeitos nos educandos, bem como servir de motivação para maior efetividade no ambito escolar. Faz-se, não apenas críticas, mas também sugestões para um melhor trabalho junto à educadores e educandos. Justifica-se a pesquisa deste tema ao fato de que muitos educadores ainda demonstram algumas restrições ao uso das tecnologias ou quando às utiliza, não fazem de forma plena e adequadamente planejada. Para tanto, usou-se de metodologia científica com métodos adequados, sendo de abordagem dedutiva, sob método qualitativo, com a finalidade de pesquisa pura, descritiva e avaliativa. Por fim, teve-se como resultados mais expressivos a necessidade de maior estudo, discussão, planejamento e integração dos educadores com as ferramentas digitais visando um melhor aproveitamento de suas aulas e melhor desempenho e engajamento dos estudantes. |
pt_BR |