Cibercultura e formação de professores: Estudo do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em letras – Língua Portugues/Língua Inglesa da Universidade do Contestado

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Cibercultura e formação de professores: Estudo do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em letras – Língua Portugues/Língua Inglesa da Universidade do Contestado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Fabíola Teixeira
dc.contributor.author Santos, Ana Cleide dos
dc.date.accessioned 2016-10-19T18:38:43Z
dc.date.available 2016-10-19T18:38:43Z
dc.date.issued 2016-10-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169744
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema central a Cibercultura e Formação de Professores: um estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Contestado. O objetivo principal foi analisar os discursos presentes no curso de formação de professores relacionados à Cultura Digital da Universidade do Contestado, e, dessa forma, verificar em que medida contempla elementos da Cultura Digital neste processo de formação de professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisada de caráter qualitativa, onde os dados foram obtidos mediante pesquisa documental através do PPP da universidade escolhida. Contribuíram com seus aportes teóricos para a reflexão da pesquisadora os seguintes autores: Quartiero (1999), Castells (2003), Lévy (1994, 1996, 1999 e 2000), Demo, (2009 e 2011), Rudger (2003), Minayo (2004), Gil (1999), entre outros. As análises do estudo indicam que o curso de Licenciatura estudado, de uma maneira muito simplificada contempla os elementos da Cultura Digital. Verificou-se que as tecnologias ainda não são utilizadas de forma a socializar e potencializar as diversas linguagens e habilidades sociais na formação de professores da Licenciatura. O desafio ainda está em apropriar-se da tecnologia, desde o início da formação dos professores, a favor da qualificação e da aprendizagem, aliando o uso das tecnologias e uma formação capaz de produzir conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 60 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Cultura digital pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title Cibercultura e formação de professores: Estudo do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em letras – Língua Portugues/Língua Inglesa da Universidade do Contestado pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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