A cultura digital na escola

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A cultura digital na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Bruna Mansani da
dc.contributor.author Waltrick, Rosemeri Aparecida Valentini
dc.date.accessioned 2016-10-19T18:29:16Z
dc.date.available 2016-10-19T18:29:16Z
dc.date.issued 2016-10-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169742
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract A tecnologia é fundamental na formação do conhecimento do homem. Desde as suas origens o ser humano deu seus primeiros passos deixando registrado por intermédio de imagens e escritos, informações sobre todo um passado com seus trabalhos e atividades e desenvolveu assim, seus primeiros meios de comunicação. Hoje vivemos uma era tecnológica que permite que a comunicação, as informações, as imagens e todo o conhecimento humano estejam mais acessíveis e mais próximos de cada indivíduo. Apesar disso, é necessário discernimento para acessar e alcançar o conhecimento dentro dessa profusão de informações. Esse acesso só é possível com um aprimoramento da compreensão, que se dá através de uma formação do olhar e da ideia, de aprender a observar, a indagar, a dar atenção aos detalhes. Tudo isso é fundamental para uma melhor abrangência do saber e do fazer, e da descoberta e construção de uma identidade própria. O estudante que nasceu nesta nossa era digital aprende desde pequeno a conviver com a informação rápida ao alcance de um toque, ele é considerado um nativo digital. Dentro deste contexto, o impacto que a tecnologia traz a educação, quando aplicada e bem utilizada, pode ser imenso no desenvolvimento intelectual e na formação do estudante de hoje. Este trabalho de conclusão se propõe a discutir o conteúdo, os questionamentos e os projetos gerados a partir da minha participação no Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e o confronto das possibilidades abertas por ele com a realidade vivida no contexto da escola onde leciono e nas minhas aulas de Artes. Discutirei também, a importância da formação do educador, e do educando, bem como as mudanças que a escola deve passar para uma verdadeira integração das TDIC vida escolar, a fim de proporcionar um processo ensino aprendizagem mais rico e prazeroso para todos. A meta central desse trabalho é, portanto, desenvolver um olhar mais crítico sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula como ferramenta de aprendizagem, não deixando de ser realista com os diversos obstáculos encontrados para cumprir com os objetivos dessa formação em Educação na Cultura Digital na realidade rural da escola EISA - Escola Itinerante Sempre Aprender. pt_BR
dc.format.extent 46 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Artes pt_BR
dc.subject Transformação pt_BR
dc.subject Educando pt_BR
dc.subject Educador pt_BR
dc.title A cultura digital na escola pt_BR
dc.type TCCes pt_BR
dc.contributor.advisor-co Willeding, Joceane Tamara


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Waltrick.pdf 2.198Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar