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Introdução: Com o desenvolvimento industrial e a urbanização um novo paradigma pode ser observado nos grandes centros urbanos. As novas tecnologias têm transformado os ambientes urbanos em acusticamente desfavoráveis, interferindo na qualidade de vida da população. Atualmente o ruído vem sendo considerado um dos temas da organização mundial de saúde, por se configurar em um problema ambiental. O ambiente escolar é o local de aquisição de conhecimentos e a qualidade deste ambiente deve ser priorizada, já que muitas vezes pode sofrer a influência do ruído urbano em seu entorno. Objetivo: Verificar os efeitos da exposição ao ruído do tráfego urbano no contexto escolar, por meio de revisão de literatura. Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados, por meio de descritores e critérios de inclusão pré-definidos, como tempo de publicação, população alvo, periódicos de publicação, característica de estudos, local de condução dos estudos, avaliação das fontes de ruído, métodos de avaliação do ruído e avaliação dos efeitos na saúde da criança. Resultados: A pesquisa resultou em 29 artigos, destes apenas 15 estavam dentro do critério de inclusão. E estes relataram que a exposição a elevados níveis de ruído podem causar aumento da pressão arterial, distúrbios cognitivos, comprometimento do desempenho acadêmico, incômodo, hiperatividade e aspectos emocionais. Conclusão: São necessários o desenvolvimento de mais estudos principalmente de natureza nacional a respeito de saúde e promoção de saúde no ambiente escolar, com a interferência do ruído. |
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