Roteirização e programação de veículos com carga completa em viagens de longa distância

DSpace Repository

A- A A+

Roteirização e programação de veículos com carga completa em viagens de longa distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mayerle, Sérgio Fernando pt_BR
dc.contributor.author Chiroli, Daiane Maria De Genaro pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T13:08:33Z
dc.date.available 2016-10-19T13:08:33Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 339444 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169549
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta tese consiste em resolver o problema de roteamento e programação de caminhões, com restrições de horário de trabalho do motorista profissional impostas pela legislação (HOS), considerando carga completa e viagens de longa distância, de modo a minimizar os custos totais de operação. Diferentemente de outros trabalhos encontrados na literatura, nesta tese a rota e os locais de parada são determinados concomitantemente com a programação da operação. Este problema foi modelado através de um grafo, para o qual três algoritmos de busca foram aplicados. Testes realizados mostram que o método de solução proposto reage adequadamente às mudanças realizadas nos custos dos serviços oferecidos nos diversos locais de parada existentes, tanto no que se refere a escolha da rota, como dos locais em que as paradas deverão ser realizadas. Os resultados obtidos indicam, ainda, que soluções de mínimo custo podem ser encontradas com baixo tempo computacional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The main goal of this thesis is to solve the problem of routing and scheduling of trucks, with professional driver working time restrictions imposed by legislation (HOS), considering fully loaded trucks and long-distance work journeys, in order to minimize the total costs of operation. Differently from other studies found in the literature, in this thesis the route and stopping points locations are determined concomitantly with the scheduling. This problem was modeled by a graph, for which three search algorithms were applied. Tests show that the proposed method reacts appropriately to changes made in the costs of services provided under the various stopping places, both as regards the choice of route, such as the locations where the stops will be performed. The results also indicate that low-cost solutions can be found with low computational time. en
dc.format.extent 181 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Armazenamento e transporte de cargas pt_BR
dc.subject.classification Caminhões pt_BR
dc.subject.classification Rotas pt_BR
dc.subject.classification Motoristas de caminhão pt_BR
dc.subject.classification Carga de Trabalho pt_BR
dc.title Roteirização e programação de veículos com carga completa em viagens de longa distância pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
339444.pdf 2.492Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar