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Trata - se do relato de experiência de uma prá tica educativa coletiva do tipo r oda de conversa, que objetivou desenvolver uma proposta de educação em saúde participativa voltada para o C uidado e o Auto cuidado para o uso e administração de in sulina aos clientes com diabete s e seus familiares atendidos no Programa Estratégia da Família no município de Aracaju do Estado de Sergipe. A fundamentação teórica partiu da Educação Libertadora de Paulo Freire, a qual foi aplicada em uma unidade ambulatorial, com 10 pessoas portadoras de Diabetes M ellitus , 03 familiares e profissionais de saúde. Procurei identificar os déficits de competência para o auto - cuidado quanto ao uso da insulina, problematizando - os no grupo para a construção do conhecimento voltado para o autocuidado. Acreditamos que as pessoas constroem seus saberes e práticas na realidade concreta possibilitando conscientizar - se e deliberar aderir e incorporar este cuidado, e as ações de autocuidado em seu cotidiano do cuidar de si e de outros. O desenvolvimento da ro da de conversa oportunizou compartilhar e repadronizar conhecimentos, práticas, saberes e experiências entre os participantes relacionados à doença ou diabete s o que é, seus sintomas e os sinais de complicações da doença, a f orma de monitorização como o uso do glicosímetr o e coleta de glicemia, como também desfazer dúvidas relacionadas ao uso e à técnica de administração , os cuidados na aplicação de insulina e o rodízio dos locais , arma zen , descarte e transporte de insulina em caso de viagens. Concluímos confirmando que as e stratégicas ed ucativas desenvolvidas com clientes com diabete s e seus familiares devem sempre ser prom ovidas como forma de fortalecer a competência destes o engajamento em ações efetivas de cuidado e o autocuidado visando amenizar os r iscos e complicações do diabete e garantir uma melhoria de a sua qualidade de vida promovendo mudanças em seu estilo de vida. |
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