Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC

DSpace Repository

A- A A+

Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Machado, Andreia de Bem
dc.contributor.author Slomp, Edésio Marcos
dc.date.accessioned 2016-09-28T18:27:30Z
dc.date.available 2016-09-28T18:27:30Z
dc.date.issued 2016-09-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168729
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Nos dias atuais os alunos são desafiados para a solução de problemas matemáticos através de frações, números decimais, porcentagem, razões e relações proporcionais, álgebra, geometria e estatística. Diante de tal situação e de tanta informação, além da exigência de atenção e raciocínio, o computador e os softwares surgem como ferramentas de auxílio, levando o aluno a experimentar na prática a manipulação dos cálculos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta para a utilização do Software Livre Kbruch – aplicativo do Sistema Operacional Linux Educacional – como uma ferramenta para o ensino de Cálculo de Frações nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários realizados com os alunos depois das aulas envolvendo as TDIC. Os dados coletados apontam para um cenário educacional positivo, revelando que a utilização do aplicativo Kbruch torna-se uma possibilidade para o efetivo aprendizado dos alunos no ensino matemático. A dinâmica aplicada nesta pesquisa contribuiu de forma significativa para perceber que as tecnologias exercem grande controle sobre a aprendizagem. O resultado principal aponta para um cenário inovador onde os principais agentes deste processo, professor e aluno, tornam-se todos mediadores na apropriação do conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 49 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Kbruch pt_BR
dc.subject Software Livre pt_BR
dc.subject Cálculo de Frações pt_BR
dc.title Análise da ferramenta Kbruch para as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade de Timbó - SC pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC Slomp.pdf 1.156Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar