dc.description.abstract |
A presente pesquisa objetiva analisar as contribuições das diferentes linguagens digitais presentes na cibercultura aos processos de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, por meio de um aprofundamento teórico em autores como Valente (2007), Santaella (2013), Jenkins (2010) entre outros, e também feita uma revisão de literatura nas bases de dados e periódicos da CAPES, banco de dados da UFSC e repositório digital da UFRGS, com intuito de identificar trabalhos relacionados à temática dessa pesquisa, de modo a servir como subsídio na sua constituição. Dessa forma apresentamos nesse trabalho alguns suportes de mediação pedagógica que podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem na EaD, como o uso de vídeos, e-books, podcasts, entre outras ferramentas disponibilizadas pelos avanços da WEB. Como resultado da pesquisa, ao analisar as contribuições das diferentes linguagens digitais presentes na cibercultura, percebeu-se que a definição dos objetivos de aprendizagem precisa estar diretamente articulada às metodologias e tecnologias digitais adotadas para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo aos sujeitos envolvidos na Educação a Distância. |
pt_BR |