Histórias e memórias da segunda guerra mundial e do pós-guerra no leste europeu a partir do heavy metal: análise da obra da banda Sabaton

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Histórias e memórias da segunda guerra mundial e do pós-guerra no leste europeu a partir do heavy metal: análise da obra da banda Sabaton

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Voigt, Márcio Roberto pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Icles pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:45:08Z
dc.date.available 2016-09-20T04:45:08Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 339536 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168018
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho pretende analisar as representações de eventos históricos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, feitas pela banda sueca Sabaton através de suas músicas. Diante das constantes rememorações e ressignificações, além dos diversos casos onde a história e a memória dos eventos em questão são apropriadas com objetivos políticos, julgamos ser necessário entender como estes são representados, já que essas representações dialogam diretamente com a forma como os indivíduos e grupos pertencentes aos países ligados a estes eventos compreendem-nos. Tal estudo anseia compreender hegemonias, resistências, revisionismos, relativizações e apropriações da história e da memória, tendo como principal fonte a música. A escolha se justifica diante de seu poder de comunicação por conta de suas potencialidades discursivas líricas e estéticas implícitas, além de seu alcance tanto pela sua propagação facilitada pela Internet quanto pelo fato do Heavy Metal ser um dos poucos gêneros musicais de alcance mundial.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present work wants to profoundly analyses the representation of historical events occurred during World War II done by the Swedish band Sabaton through their music. In face of constant recollections and resignifications, in additional to several cases where history and memory of the present events are appropriated with political goals, we judge to be necessary understand how these events are represented, as these representations directly dialogue with the way the individuals and groups from the countries linked to these events comprehend them. Such study looks to comprehend hegemonies, resistances, revisionisms, relativizations and appropriations of history and memory, having music as the main source. This choice justifies itself in face of its power of communication because of its implicit lyrical and aesthetic discursive potential, further its reach both by its spread facilitated by the Internet and by the fact of Heavy Metal being one of the few musical genres with global reach. en
dc.format.extent 276 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Guerra Mundial pt_BR
dc.subject.classification 1939-1945 pt_BR
dc.subject.classification Heavy metal pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.title Histórias e memórias da segunda guerra mundial e do pós-guerra no leste europeu a partir do heavy metal: análise da obra da banda Sabaton pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
339536.pdf 3.753Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar