dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Correa, Sílvio Marcus de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schveitzer, Ana Carolina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-09-20T04:26:49Z |
|
dc.date.available |
2016-09-20T04:26:49Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
340714 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167851 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2016 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O colonialismo alemão foi uma experiência de poucas décadas, de 1884 a 1914. Neste período, o desenvolvimento da tecnologia fotográfica, como a invenção e difusão da máquina portátil, possibilitou a propagação e o uso de fotografias nas colônias europeias em África. Logo, diferentes imagens sobre estas regiões foram produzidas e circularam em contexto colonial, promovendo um conhecimento visual a respeito do continente africano. Além de imagens sobre as paisagens, a fauna e a estrutura das colônias, também os seus habitantes foram focos das câmeras deste período. Esta pesquisa tem por escopo, analisar de que modo as imagens de mulheres africanas foram mobilizadas para a construção deste conhecimento visual em contexto colonial. Para tanto, foram analisadas fotografias publicadas em três veículos de divulgação da imagem fotográfica: a imprensa ilustrada, a literatura colonial e os cartões postais. O estudo do circuito social dessas fotografias permitiu refletir acerca das imagens como produtos do colonialismo, o que motivou uma economia visual colonial. A partir da perspectiva da História Visual, a análise destas imagens identificou as particularidades de cada veículo. Bem como, cruzamentos e diálogos entre eles. <br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : The German colonialism was an experience of few decades, from 1884 to 1914. During this period, the development of photographic technology, as an invention and the diffusion of a portable machine, allowed the propagation and the use of photography by European colonies in Africa. Then, different images of these regions were produced and circulated in colonial context, promoting a visual knowledge about the African continent. In addition to images of landscapes, fauna and colonial structures, the inhabitants were also the cameras' focus during this period. This scope of this research is to analysis in what way the images of African women were mobilized in creating this visual knowledge in colonial context. For this purpose, photographs published in three disclosure means of photographic image were analyzed: illustrated press, colonial literature and post cards. The study of social circuit of these photographs allowed a closer reflection of these images as a product of colonialism , which motivated the development of a colonial visual economy. From the perspective of Visual History, the analyses of these images identified the particularities of each means. As well as, the intersections and dialogues between them. |
en |
dc.format.extent |
165 p.| ils. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Africa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mulheres |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Africa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fotografia |
pt_BR |
dc.title |
Imagens do Império: mulheres africanas pelas lentes coloniais alemãs (1884-1914) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Nodari, Eunice Sueli |
pt_BR |