O ensino da odontogeriatria em cinco países da América do Sul

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino da odontogeriatria em cinco países da América do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de pt_BR
dc.contributor.author Ruiz Núñez, María Del Rosário pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:05:36Z
dc.date.available 2016-09-20T04:05:36Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 340535 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167635
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A odontogeriatria (OG) é a área da Odontologia que lida com o conhecimento e as habilidades necessárias na prestação de cuidados de saúde bucal para os idosos. Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da OG em universidades públicas de cinco países da América do Sul. Trata-se de uma pesquisa de carácter exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Foi realizada em faculdades e cursos de Odontologia de universidades públicas de cinco países de América do Sul: Brasil, Peru, Argentina, Colômbia e Chile, sendo nove intencionalmente selecionados pelo tipo, natureza e carga horária da disciplina. Foram considerados participantes os docentes que ministram as disciplinas de OG e alunos do último semestre/ano do curso. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta, por meio de Skype®. Foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas, entre os meses de Maio dos 2015 até Agosto dos 2015, foram gravadas em meio digital e analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, com a utilização do software Atlas-Ti®. Foram identificadas seis categorias de análise: Características do ensino de OG em cursos de graduação em odontologia; Formação do professor para o ensino de OG; Motivação do professor em relação ao fenômeno do envelhecimento da população e suas consequências; O professor de OG em cursos de graduação; O aluno no processo ensino-aprendizagem da OG; e Fragilidades no processo ensino-aprendizagem da OG. Ressaltou-se a relevância da presença da disciplina de OG na matriz curricular dos cursos de odontologia. A inserção de conteúdos sobre gerontologia e geriatria no currículo odontológico vai permitir que os alunos estejam melhor preparados para atender a este grupo populacional. Ressalta-se também a necessidade dos estudantes de graduação ter a oportunidade de desenvolverem habilidades relacionadas ao manejo da saúde bucal da população idosa, a partir de aulas práticas e em cenários diversificados.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The geriatric dentistry (GD) is the area of dentistry that deals with the knowledge and skills required in providing oral health care for the elderly. This study aimed to characterize the teaching of GD at public universities in five countries of South America. It is an exploratory research, descriptive with qualitative approach. Was held in dental schools and courses in public universities in five countries of South America: Brazil, Peru, Argentina, Colombia and Chile, nine intentionally selected by the type, nature and hours of discipline. The participants were teachers who teach the disciplines of GD and students of the last semester / year of the course. Data were collected through open interviews, via Skype®. They open semi-structured interviews were conducted between the months of May 2015 to August 2015 were recorded in digital form and analyzed by the content analysis technique, use of the Atlas-Ti® software.It was identified six categories of analysis: GD teaching features in undergraduate programs in dentistry; Teacher training for GD teaching; Teacher motivation in relation to the phenomenon of aging of the population and its consequences; Teacher of GD in undergraduate courses; The student in the teaching-learning process GD; and Fragilities in the teaching-learning process of GD. It was observed the relevance of the presence of GD discipline in the curriculum of courses in dentistry. Inserting content on gerontology and geriatrics in the dental curriculum will enable students to be better prepared to meet this population group. The study also underscores the need for graduate students have the opportunity to develop skills related to the management of oral health of the elderly population, from practical classes and in diverse scenarios. en
dc.format.extent 112 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Odontologia geriátrica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification America do Sul pt_BR
dc.title O ensino da odontogeriatria em cinco países da América do Sul pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
340535.pdf 1.137Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar