dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Neto, Jonathan Thomas de Jesus |
|
dc.contributor.author |
Guarezi, Flávia Passarela de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-13T02:53:36Z |
|
dc.date.available |
2016-09-13T02:53:36Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167325 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado do relato e análise de uma prática pedagógica utilizando recursos de tecnologia digital, tendo como tema abordado as contribuições de Galileu Galilei no desenvolvimento da ciência. Veremos inicialmente as discussões na literatura bibliográficas que justificam e fundamentam a importância e necessidade da utilização das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, a partir de obras lidas durante o curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e as características dos estudantes e professores em relação à utilização de recursos digitais como celular, internet e computadores. Apresentamos as vantagens do uso de recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas para otimizar a aprendizagem dos estudantes, a necessidade de abordar a história da ciência para proporcionar aos alunos a compreensão da ciência como um processo de construção humana e fatores que influenciam no desenvolvimento de teorias, enfatizando as contribuições de Galileu Galilei para a ciência moderna e para o método científico. Com base nesses referenciais, a proposta relatada é analisada por meio de diálogo entre a atividade e os referenciais teóricos discutidos previamente, assim, confirmamos que é possível usufruir de ferramentas tecnológicas, recursos audiovisuais e história da ciência para a aprendizagem significativa do conteúdo, dinamização do conteúdo e maior envolvimento dos estudantes, tornando-os ativos da construção do próprio conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
63 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos audiovisuais |
pt_BR |
dc.subject |
História da Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O uso de recursos audiovisuais no Ensino de Física: uma prática pedagógica para abordagem da História da Ciência |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |