O uso de recursos audiovisuais no Ensino de Física: uma prática pedagógica para abordagem da História da Ciência

DSpace Repository

A- A A+

O uso de recursos audiovisuais no Ensino de Física: uma prática pedagógica para abordagem da História da Ciência

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Neto, Jonathan Thomas de Jesus
dc.contributor.author Guarezi, Flávia Passarela de Farias
dc.date.accessioned 2016-09-13T02:53:36Z
dc.date.available 2016-09-13T02:53:36Z
dc.date.issued 2016-09-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167325
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado do relato e análise de uma prática pedagógica utilizando recursos de tecnologia digital, tendo como tema abordado as contribuições de Galileu Galilei no desenvolvimento da ciência. Veremos inicialmente as discussões na literatura bibliográficas que justificam e fundamentam a importância e necessidade da utilização das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, a partir de obras lidas durante o curso de Especialização em Educação na Cultura Digital e as características dos estudantes e professores em relação à utilização de recursos digitais como celular, internet e computadores. Apresentamos as vantagens do uso de recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas para otimizar a aprendizagem dos estudantes, a necessidade de abordar a história da ciência para proporcionar aos alunos a compreensão da ciência como um processo de construção humana e fatores que influenciam no desenvolvimento de teorias, enfatizando as contribuições de Galileu Galilei para a ciência moderna e para o método científico. Com base nesses referenciais, a proposta relatada é analisada por meio de diálogo entre a atividade e os referenciais teóricos discutidos previamente, assim, confirmamos que é possível usufruir de ferramentas tecnológicas, recursos audiovisuais e história da ciência para a aprendizagem significativa do conteúdo, dinamização do conteúdo e maior envolvimento dos estudantes, tornando-os ativos da construção do próprio conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 63 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Recursos audiovisuais pt_BR
dc.subject História da Ciência pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O uso de recursos audiovisuais no Ensino de Física: uma prática pedagógica para abordagem da História da Ciência pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Guarezi.pdf 862.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar