A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Simões, Bruno dos Santos
dc.contributor.author Souza, Claudio Eduardo de
dc.date.accessioned 2016-09-11T20:56:18Z
dc.date.available 2016-09-11T20:56:18Z
dc.date.issued 2016-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167276
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Hoje cada vez mais esta difícil fazer com que os jovens fiquem motivados ao ir para a escola e se dediquem a disciplinas normalmente consideradas mais complexas como: Matemática e Física. Um dos motivos de tal fato é que o ambiente que eles encontram é totalmente diferente ao que estão acostumados e vivenciam do seu dia a dia. Ao invés de aulas dinâmicas, interessantes e modernas, eles encontram um ambiente ainda atrelado ao modo de ensino tradicional, ou seja, quadro e giz. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades que tornassem as aulas de Física mais atraentes e significativas como o auxilio de novas metodologias, recursos tecnológicos, em especial as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) para estimular nos jovens o interesse pela disciplina de Física. Além da implantação de novas metodologias, foi trabalhado um tema que é pouco ou nem é abordado no Ensino Médio, a Física Quântica. Ele se trata de um tema que vem trazendo grandes contribuições para a sociedade, onde seus conceitos são utilizados de forma corriqueira pelos jovens e também se pode dizer que está presente em vários aspectos do mundo moderno. Durante o processo de intervenção foi proposto à turma de segundo ano do Ensino Médio assistir alguns vídeos, pré-estabelecidos, contidos no site “YouTube” e posteriormente a utilização do jogo SPRACE, ambos relacionados à Física Moderna. Com a finalização da etapa anterior foi realizado um debate com os jovens acerca do conteúdo proposto. Durante o debate se verificou que para muitos o conteúdo em si, não ficou claro devido as suas teorias exigirem um grau mais elevado dos conceitos básicos da Física Clássica, porém no que diz respeito a sua aplicação e importância na sociedade moderna em que estamos inseridos, a maioria ressaltou o quanto é indispensável e necessário à expansão de estudos na área. Pode-se concluir que o tema proposto despertou nos jovens o interesse e a busca pelo conhecimento na área, porém devido a uma grande defasagem em relação aos conhecimentos básicos da Física Clássica, conhecimentos estes que muitas vezes são essenciais para um bom entendimento de teorias complexas, muitos alunos em primeiro momento se mostraram desinteressados, pois não assimilaram o conteúdo. A utilização das TDICs foi essencial, pois por meio dela as teorias ganharam forma e se tornaram mais significativas para os alunos. Contudo, cabe ressaltar que nada disso surtirá efeito se o profissional responsável não estiver disposto a se planejar e se especializar no assunto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Física Quântica pt_BR
dc.subject Física Moderna e Contemporânea pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title A Física Quântica no Ensino Médio: o uso de TDICS como instrumentos de Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
BrunoSimões_ClaudioEduardodeSouza.pdf 512.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar