dc.contributor.author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-25T10:47:57Z |
|
dc.date.available |
2016-08-25T10:47:57Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
BÚRIGO, E. Z.. Problemas aritméticos em livros, revistas e programas: um exercício de cruzamento de fontes. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 190-204, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166864 |
|
dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/62 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo relata a trajetória de uma investigação em curso acerca do lugar atribuído aos problemas aritméticos no ensino primário, no Rio Grande do Sul, nos anos 1950, articulada a um processo de constituição de um repositório digital de fontes. A narrativa da trajetória da pesquisa é entremeada de considerações sobre os problemas envolvidos nos processos de constituição e análise de fontes para o estudo histórico de práticas escolares. São discutidas algumas possibilidades de achados e de equívocos nas leituras de documentos oficiais, revistas pedagógicas e livros didáticos, sendo enfatizada a importância do procedimento de cruzamento de fontes na identificação de indícios e avaliação de plausibilidade de narrativas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da educação Matemática (HISTEMAT) |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas aritméticos |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.title |
Problemas aritméticos em livros, revistas e programas: um exercício de cruzamento de fontes |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |