Análise de Usabilidade do Módulo Laboratório Virtual de Programação do Moodle

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise de Usabilidade do Módulo Laboratório Virtual de Programação do Moodle

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lemos, Robson Rodrigues
dc.contributor.author Freitas, Larissa Mage de
dc.date.accessioned 2016-07-22T12:55:09Z
dc.date.available 2016-07-22T12:55:09Z
dc.date.issued 2016-07-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165178
dc.description TCC (Graduação) -Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá - Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, vivemos em uma geração, baseada em redes de conferência por computa-dor e estações de trabalho multimídia, destacando-se as possibilidades oferecidas pelo acesso à internet. Para alguns, a educação a distância, com as tecnologias de informação e comunica-ção (TIC), é parte da solução para os problemas educacionais. A partir deste conceito, de que a educação a distância veio para contribuir com os procedimentos de ensino e aprendizagem, este trabalho propõe a análise e avaliação da interface de interação de uma ferramenta do am-biente virtual de aprendizagem (Moodle). O Moodle está disponibilizado na Universidade Fe-deral de Santa Catarina (UFSC) e a ferramenta é conhecida como Módulo Laboratório Virtual de Programação (VPL). O laboratório virtual foi desenvolvido para auxiliar professores no de-senvolvimento de atividades online e alunos na prática de linguagem de programação. O Mó-dulo VPL apresenta como principais características um editor de código fonte de programas, o qual pode ser utilizado através de um navegador (web browser), onde o estudante pode execu-tar interativamente programas. Além disso, alunos e professores podem executar testes para rever os programas, permitindo realizar a busca por similaridades entre arquivos e definir res-trições de edição. Neste trabalho buscou-se analisar a interface de interação do Módulo VPL através de técnicas de usabilidade disponíveis na literatura de interface humano-computador. Desta forma utilizou-se avaliação heurística e testes de usabilidade aplicado a utilização da interface de interação do Módulo VPL, em disciplinas de programação em computadores, com o objetivo de avaliar e verificar se a interface de interação atende aos critérios ergonômicos e requisitos de usabilidade. Ao final, baseado nos resultados e observações obtidos neste estudo são propostas recomendações na interface de interação com o objetivo de contornar possíveis problemas ergonômicos e de usabilidade durante a utilização do Módulo VPL. pt_BR
dc.description.abstract Currently, we live in a generation, based on collaborative networks using computer and mul-timedia workstations, highlighting the possibilities offered by the internet. For some, the dis-tance education, along with information and communication technologies (ICT), is part of the solution to educational problems. Based on the concept that the distance education came to contribute to the teaching and learning procedures, this work proposes the analysis and evalua-tion of the interaction of the interface of a tool available at the virtual learning environment (Moodle). Moodle is available at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) and the tool is known as Virtual Programming Laboratory (VPL) module. The virtual laboratory was developed to assist teachers in the development of online activities and students in the prac-tice of programming language activities. The VPL module has as a main feature an editor of source code programs, which can be used through a web browser, in which the student can perform activities related to programming interactively. In addition, students and teachers can run tests to review the programs, allowing to conduct the search for similarities between files and to set editing restrictions. This work aimed to analyze the interaction interface of the VPL module through usability techniques found in the human-computer interface literature. In or-der to achieve that we used heuristic evaluation and usability tests while performing the inter-action with the interface of the VPL module, in computer programming disciplines, to evalu-ate and verify whether the interaction interface complies with ergonomic criteria and usability requirements. Finally, based on the results and observations made in this study recommenda-tions were proposed for the interaction interface in order to circumvent possible ergonomic problems and usability issues during the use of the VPL module. pt_BR
dc.format.extent 143 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ambientes Virtuais de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Programação de Computadores pt_BR
dc.subject Módulo Laboratório Virtual de Programação pt_BR
dc.subject Análise da Interface de Interação pt_BR
dc.subject Interface Humano-Computador pt_BR
dc.title Análise de Usabilidade do Módulo Laboratório Virtual de Programação do Moodle pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ramos, Vinicius Faria Culmant


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ANÁLISE DE USAB ... TIMA VERSÃO 21.07.2016.doc 7.827Mb Microsoft Word Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar