Um estudo da disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior públicas da grande Florianópolis considerando a ementa da disciplina e a satisfação dos alunos

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo da disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior públicas da grande Florianópolis considerando a ementa da disciplina e a satisfação dos alunos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lorandi, Jôisse Antônio
dc.contributor.author Bezerra, Carolina Gonzalez
dc.date.accessioned 2016-06-03T20:30:26Z
dc.date.available 2016-06-03T20:30:26Z
dc.date.issued 2015-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163091
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo comparar e analisar as ementas da disciplina de “Teoria da Contabilidade” dos cursos de graduação de Ciências Contábeis públicos de Florianópolis e região, a fim de mostrar quais conteúdos são apresentados aos alunos verificando as semelhanças e diferenças assim como realizar também uma analise de opinião dos alunos para verificar a importância da disciplina conforme os discentes e em qual fase eles acreditam que a disciplina deve ser ministrada. Vale ressaltar que a Teoria da Contabilidade é uma disciplina que tem por objetivo apresentar a construção histórica da Ciência Contábil, sua estrutura conceitual, as normas contábeis, suas interpretações práticas e visa sempre fundamentar e auxiliar o entendimento para o aluno sobre a parte prática do curso. A metodologia de pesquisa se caracteriza por ser uma pesquisa de campo, descritiva e comparativa. As instituições abordadas para a pesquisa são a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Universitário Municipal de São José, conhecido por Universidade de São José (USJ). A coleta de dados sobre as ementas foi realizada com as publicadas nos sites dos cursos. A pesquisa sobre a satisfação discente foi realizada em sala de aula com os alunos. Ao todo obtevese 62 (100%) válidas para fins de uso na pesquisa, sendo 45 alunos da UFSC (73%) e 17 da USJ (27%). Os alunos respondentes encontram-se na sétima, oitava e nona fase do curso. Entre os resultados percebidos, nota-se que boa parte dos alunos acreditam na importância da disciplina e o conteúdo dela. Também acreditam que as discussões teóricas em sala de aula auxiliam à prática da contabilidade. Os alunos entendem que a disciplina ofertada a eles está de acordo com as normas internacionais de contabilidade, ou seja, percebe-se que a disciplina é atualizada. De forma geral, pode-se afirmar que os alunos estão satisfeitos com a disciplina. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 55 fls. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Teoria da Contabilidade pt_BR
dc.subject Ementas pt_BR
dc.subject Satisfação discente pt_BR
dc.title Um estudo da disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior públicas da grande Florianópolis considerando a ementa da disciplina e a satisfação dos alunos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Carolina Gonzalez Bezerra.pdf 1.100Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar