dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mick, Jacques |
|
dc.contributor.author |
Cavalcante, Gustavo Oliveira Wolf |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-09T11:22:40Z |
|
dc.date.available |
2016-03-09T11:22:40Z |
|
dc.date.issued |
2016-03-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159796 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho reflete sobre o recurso à ficção como estratégia de ensino de sociologia, a partir de experiência de estágio de docência realizada em 2014. No exercício intitulado “conto sociológico”, alguns textos remetiam a concepções que contradiziam o retorno dado pelos alunos nos debates em sala, o que nos deu mostras de que a sociologia pode não lograr êxito em abalar estruturas de pensamento. Supondo uma relação entre esta esterilidade e a sua forma científica, o estudo se debruça sobre possibilidades de desenvolver o pensamento sociológico e agregar capital simbólico a partir da escrita, com a pretensão de empoderar estudantes e compensar desigualdades linguísticas, valendo-se da mimesis artística e da narrativa ficcional para criar um espaço de crítica das representações hegemônicas, de práticas discursivas que contribuam para atenuar a violência simbólica a que são submetidos os alunos do ensino médio ao se depararem com a aridez e a objetividade da linguagem científica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
55 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem. |
pt_BR |
dc.subject |
Ficção. |
pt_BR |
dc.subject |
Mimesis. |
pt_BR |
dc.title |
A narrativa ficcional como método no ensino de sociologia |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |