Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola?

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Seibel, Erni José pt_BR
dc.contributor.author Narciso, Luciana Gusmão de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-23T04:03:16Z
dc.date.available 2016-02-23T04:03:16Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337100 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159413
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação tem com tema "Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Câmpus Arinos: Exclusão da escola ou exclusão na escola?" Tal estudo é o resultado de uma pesquisa e análise bibliográfica, documental e estatística. O escopo da análise foi identificar fatores determinantes da evasão escolar nos cursos técnicos do Câmpus Arinos/IFNMG. A evasão escolar é um fenômeno complexo que impacta perdas de ordem educacional, econômica, familiar e social, além de frustrações de aluno e familiares, comprometendo expectativas de mobilidade social através da escola, assim como um possível futuro profissional e, ainda, uma enorme frustração emocional para o aluno evadido. Um novo modelo de educação profissional foi implantado através do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP), no ano de 1997, no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que, dentre outros objetivos, tem como meta implantar e ampliar o número de vagas nas escolas técnicas, assim como sua saída com sucesso e diversificar a sua oferta. A experiência está revelando que não basta apenas aumentar e garantir o acesso à educação, mas também garantir a efetiva permanência do aluno. Não obstante, a educação profissional técnica de nível médio dos Institutos Federais se depara com expressivos índices de evasão escolar. O Câmpus Arinos (MG) atingiu, em média, 48% de alunos evadidos nos cursos técnicos no período de 2009 a 2013. Preocupados com o fenômeno da evasão nos Institutos Federais de todo o país, o Tribunal de Contas da União (TCU), no ano de 2012, realizou uma auditoria na Rede Federal de Ensino que resultou no acórdão 506/13 e estipulou um prazo de 180 dias para que o MEC apresentasse um Plano de Ação que atendesse às recomendações apontadas. Este trabalho procurou investigar as variáveis preditoras de evasão dos alunos no Câmpus Arinos, através de uma pesquisa estruturada em quatro fases. Inicialmente, foi pesquisado o estado da arte das publicações sobre a evasão na educação profissional de nível técnico na Rede Federal. Em seguida levantou-se e analisou-se o quantitativo de matrícula e de evasão da educação profissional técnica no Brasil, em Minas Gerais, no IFNMG e no Câmpus Arinos por meio do Censo/IBGE, SISTEC-SETEC/MEC, Secretaria de Registro Acadêmico do Câmpus Arinos. Com os dados em mão, criou-se um questionário para ser aplicado "online" para os alunos evadidos e concluintes. Por último, usando o programa de tratamento estatístico SPSS, procedeu-se à categorização a apresentação das respostas dos alunos por vaiáveis, como: faixa etária, sexo, cor, curso, modalidade de ensino, local de moradia, renda, trabalho, dentre outros. O conjunto de variáveis que coopera para que o aluno abandone os bancos escolares é muito heterogêneo, subdividindo-se em intra e extraescolares. A pesquisa revelou que os fatores que mais contribuíram para a evasão foram: enorme dificuldade nas disciplinas técnicas e exatas (82%); atividades fora do IFNMG que atrapalhavam a permanência na escola (74%) e dentre essas atividades o "trabalho" foi o que mais contribuiu com a evasão (61,53%); falta às aulas (60%), sendo que os motivos das faltas às aulas eram "notas baixas" e "problemas com a instituição" (61,53%). <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The subject of this study is "Analyzing why students are quitting school at Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Câmpus Arinos: Are students quitting school or is the school quitting on them?" This study shows the results obtained from a research as well as bibliographical, documental and statistical analyses. The purpose of this study was to identify the reasons why students are quitting school in this aforementioned place. Quitting school is a very complex act resulting in losses in educational, economical, familiar and social areas. It causes personal frustration hurting students? plans in an intended successful professional career that may not happen because of that. A new occupational school program was implemented by Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP), in 1997, when Fernando Henrique Cardoso was still the president. The purpose of this program is to implement and increase more occupational schools assuring market diversity and students? success. Experience has shown that it is not enough to have more courses but it is also relevant to make sure students keep on attending them. It is important to say that the Federal Institutes have had high levels of students quitting their occupational high schools. Arinos branch alone had 48% of students quitting its courses from 2009 to 2013. In 2012, Tribunal de Contas da União (TCU) concerned with this problem gave a closer look at what was happening with those schools. They came up with a plan of action number 506/13 and set a 180-day period for MEC to adjust all the recommendations suggested. This plan of action tried to study the variables that are causing students to quit school in Câmpus Arinos through a four-stage research. First, there was a research in some publications that deal with problems in occupational schools managed by the Federal Institutes. After that, the number of enrollments was contrasted with the number of students quitting schools in the country, in Minas Gerais, in IFNMG and in Arinos using the data from IBGE census, SISTEC-SETEC/MEC, and from Arinos? database. A questionnaire was created from that data collected and applied in an online platform for students who had quit and for students who were graduating. In order to deal with these data, a statistical software (SPSS) was used to present the answers in categories such as age, gender, race, course, place of residence, economical status, work and others. This study showed that the reasons why students quit school are: learning difficulties in all subjects (82%); outside school activities (74%) and among such activities the "physical work" was the main factor causing students to quit school (61,53%); skipping classes (60%), and the reason why it is happening is due to "low grades" and "problems with the institution itself" (61,53%). en
dc.format.extent 262 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Evasão escolar pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.title Análise da evasão nos cursos técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos: exclusão da escola ou exclusão na escola? pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
337100.pdf 5.384Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar