O núcleo de estudos açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina

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O núcleo de estudos açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Búrigo, Carla Cristina Dutra pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Sandra Regina Velasques pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:14:28Z
dc.date.available 2016-02-09T03:14:28Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337279 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158879
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo compreender, na visão dos gestores, sobre as ações do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) no processo de desenvolvimento da atividade de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de informações as entrevistas semiestruturadas com os gestores dos últimos dez anos envolvidos no processo de desenvolvimento da atividade de cultura e extensão da UFSC. Os gestores entrevistados afirmaram que reconhecem a importância da atuação do NEA para a valorização, preservação e difusão da Cultura Açoriana em Santa Catarina potencializando o papel social da Universidade, porém eles apontam que a sua visibilidade na UFSC é muito pequena. Para os gestores, a Extensão Universitária é compreendida como uma prática de gestão, integrando as atividades de ensino e pesquisa. Está ligada à própria função da Universidade como instituição social, tendo um compromisso efetivo com a sociedade. Os entrevistados demonstram conhecimento sobre a atual Política de Cultura Brasileira e acreditam que, atualmente, se vive no Brasil um novo paradigma, com políticas culturais mais duradouras, voltada ao modelo de gestão compartilhada. Quanto à Política Institucional de Extensão, bem como à Política Institucional de Cultura, os resultados da pesquisa apontam uma fragilidade da sua constituição. O Estudo evidencia uma contradição a ser superada, ou seja, o NEA, ao mesmo tempo que é situado como uma prática de gestão, esta prática é negada pela carência de uma Política Institucional de Cultura e Extensão. Neste contexto, o NEA, como atividade de extensão, fica a mercê do desejo da prática de gestão, desarticulado de um querer institucional, de uma política institucional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstração : This research aims to understand the vision of managers about the actions of the Azorean Studies Research Center (NEA) in the development process of extension activity at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). This research is characterized by a case study of a qualitative nature, and as a source of information the semi-structured interviews with the managers of the past decade involved in the development process of culture and extent activity at UFSC. The managers interviewed said they recognize the importance of NEA's actions for the recovery, preservation and dissemination of Azorean culture in Santa Catarina enhancing the social role of the university, but they point out that its visibility at UFSC is very small. To the managers, University Extension is understood as a practice of management, integrating the teaching and research activities. It is linked to the University s own function as a social institution, having a strong commitment to society. Those interviewed demonstrate knowledge about the current Brazilian Culture Policy and believe that we currently live in Brazil a new paradigm, with more lasting cultural policies, aimed at the shared management model. As for the Institutional Extension Policy and Institutional Culture Policy, the survey results point to a weakness in its constitution. The study highlights a contradiction to be overcome, ie the NEA, while it is situated as a management practice, this practice is negated by the lack of an Institutional Culture and Extension Policy. In this context, the NEA, as an extension activity, is in the hands of the desire of management practice, dismantled of an institutional will, an institutional policy. en
dc.format.extent 105 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Extensão universitaria pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.title O núcleo de estudos açorianos: um olhar sobre a extensão na Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado profissional) pt_BR


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