Programa Ensino Médio Inovador: atores e ações na construção de uma política pública. Estudo na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas.

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Programa Ensino Médio Inovador: atores e ações na construção de uma política pública. Estudo na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mazon, Marcia da Silva
dc.contributor.author Machado, Talita Guímel Antunes
dc.date.accessioned 2016-01-20T13:50:24Z
dc.date.available 2016-01-20T13:50:24Z
dc.date.issued 2016-01-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158522
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Os jovens estão no centro de várias politicas públicas. Iniciativas voltadas para este público surgem como promessa do desmonte do ciclo vicioso da pobreza no Brasil. Como as políticas públicas abordam os jovens e quais atores são mobilizados neste processo? Esta pequisa analisou a implantação de uma política pública voltada para estabelecimentos de ensino que atendem a população jovem no ensino médio. O objetivo desta pesquisa é observar a inserção do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas - pública e estadual - analisando a forma como os atores envolvidos significam sua participação no referido projeto. Analisamos esta experiência a partir da ótica dos alunos, docentes e gestores envolvidos tendo como referência a noção de campo de Pierre Bourdieu. O programa é uma política pública inspirada nos Institutos Federais e que almeja, entre outros, a diminuição da evasão escolar. Como estudantes, gestores e professores se envolvem nesta iniciativa? A análise na escola Getúlio Vargas permitiu vislumbrar dilemas e incertezas do próprio processo de implementação. Embora incluída no Projeto Político Pedagógico da escola desde 2012 há uma falta de consenso entre os atores envolvidos sobre o que é e como implementar a escola em tempo integral. Este é um processo em construção. Sem desconsiderar os dilemas, as iniciativas iniciais permitem afirmar uma melhora de qualidade do ambiente profissional para os professores, como as 10 horas liberadas para atividades e da parte dos alunos uma percepção positiva da experiência das viagens no ambiente escolar. pt_BR
dc.format.extent 60 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino Médio Inovador pt_BR
dc.subject Escola em tempo integral pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.title Programa Ensino Médio Inovador: atores e ações na construção de uma política pública. Estudo na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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