Estudo de comportamento dinamico de semi-eixo homocinetico com o uso de analise modal

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Estudo de comportamento dinamico de semi-eixo homocinetico com o uso de analise modal

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gerges, Samir Nagi Yousri pt_BR
dc.contributor.author Kniest, Rodrigo Rihl pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T19:10:49Z
dc.date.available 2016-01-08T19:10:49Z
dc.date.issued 1994 pt_BR
dc.identifier.other 96310 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157890
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico pt_BR
dc.description.abstract Devido ao constante avanço tecnológico da indústria automobilística, o desempenho vibratório de componentes veiculares atualmente ocupa destacada posição no aspecto de segurança e conforto. Neste contexto, o semi-eixo homocinético apresenta-se como um dos ítens que merece uma atenção especial já a nível de projeto, caso se deseje evitar surpresas desagradáveis no lançamento de um veículo novo, num mercado competitivo e cada vez mais exigente. Pesquisas isoladas nesta área são encontradas em publicações técnicas, porém, via de regra, carecem de uma abordagem sistêmica com o objetivo de investigar o comportamento dinâmico deste componente e esclarecer as suas causas. Neste trabalho, o comportamento dinâmico de um semi-eixo homocinético, adotado como exemplo típico da aplicação em veículos de tração dianteira, é investigado com o uso da técnica de análise modal. O enfoque dado aborda a principal fonte de problemas vibratórios: a primeira ressonância estrutural transversal. Inicialmente, é apresentada a verificação da validade de usar software de análise modal experimental comercial neste componente complexo, com a comparação direta a quatro metodologias distintas de análise modal aplicadas manualmente. A abordagem experimental deste trabalho identifica o nível e o tipo de excitação existentes no veículo e os parâmetros que influem no fenômeno em análise. Com estas informações, torna-se possível definir um experimento representativo para simular, em laboratório, o fenômeno em análise. A abordagem analítica desenvolvida aplica uma técnica de otimização de modelos teóricos com o uso de dados experimentais, de forma a permitir que um modelo de elementos finitos possa representar o fenômeno em análise, desenvolvendo uma rotina computacional dedicada ao caso abordado. Por fim, o conhecimento adquirido é aplicado no projeto e implementação de uma bancada de teste que simula as condições de contorno e demais parâmetros influentes impostos pelo veículo ao semi-eixo homocinético. pt_BR
dc.format.extent xvi, 323f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Indústria automobilística pt_BR
dc.subject.classification Automóveis pt_BR
dc.subject.classification Vibração pt_BR
dc.title Estudo de comportamento dinamico de semi-eixo homocinetico com o uso de analise modal pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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