Teacher talk: a description of classroom interaction

DSpace Repository

A- A A+

Teacher talk: a description of classroom interaction

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldas-Coulthard, Carmen Rosa pt_BR
dc.contributor.author Mundim, Rosa Yoshiko Mochidome pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T15:43:29Z
dc.date.available 2016-01-08T15:43:29Z
dc.date.issued 1987 pt_BR
dc.identifier.other 79222 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157530
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem por objetivo principal descrever a interação verbal professor/aluno em salas de aulas de cursos particulares onde se ensina a língua inglesa no Brasil. Partindo do pressuposto de que a fala de sala de aula usada pelo professor para conduzir o processo ensino-aprendizagem é possível de ser analisada, descrita e caracterizada a nível lingüístico, a referida dissertação baseia-se teoricamente no modelo Birmingham de interação em sala de aula. Feita a análise, que foi aplicada a quatro aulas de inglês básico (false beginners) e duas iniciantes (beginners), gravadas em três cursos de língua, mostrou-se que, de acordo com a teoria desenvolvida por Sinclair and Coulthard (1975), Sinclair et al (1982), a estrutura da fala do professor pode ser descrita em termos de Initiation (I), Response (R), e Follow-up (F). As aulas são conduzidas, de certa maneira, informalmente por professores jovens e dinâmicos, mas o conteúdo permanece formal porque as atividades de língua desenvolvidas durante as aulas são do tipo "citation" (Willis, 1983) onde o objetivo é fazer com que os alunos consigam se expressar corretamente, o que mostra que o ensino de inglês, de acordo com as aulas analisadas, ainda é motivado na aprendizagem da gramática da língua, apesar das novas orientações ao ensino de língua estarem centradas mais na promoção da capcidade do aluno em comunicar-se através da língua do que ensino tradicional da gramática. Analisando a língua usada em salas de aula em "inner layer" e "outer layer" (Willis, 1981), ficou claro que quando a língua materna é a usada para se ensinar inglês, o que é comunicativo em sala de aula (outer layer) é conseqüentemente dado em Português, sendo que o Inglês é usado apenas para praticar as estruturas da língua (inner layer). pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Psicologia da aprendizagem pt_BR
dc.title Teacher talk: a description of classroom interaction pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
79222.pdf 2.843Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar