dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Caldas-Coulthard, Carmen Rosa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mundim, Rosa Yoshiko Mochidome |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-01-08T15:43:29Z |
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dc.date.available |
2016-01-08T15:43:29Z |
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dc.date.issued |
1987 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
79222 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157530 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem por objetivo principal descrever a interação verbal professor/aluno em salas de aulas de cursos particulares onde se ensina a língua inglesa no Brasil. Partindo do pressuposto de que a fala de sala de aula usada pelo professor para conduzir o processo ensino-aprendizagem é possível de ser analisada, descrita e caracterizada a nível lingüístico, a referida dissertação baseia-se teoricamente no modelo Birmingham de interação em sala de aula. Feita a análise, que foi aplicada a quatro aulas de inglês básico (false beginners) e duas iniciantes (beginners), gravadas em três cursos de língua, mostrou-se que, de acordo com a teoria desenvolvida por Sinclair and Coulthard (1975), Sinclair et al (1982), a estrutura da fala do professor pode ser descrita em termos de Initiation (I), Response (R), e Follow-up (F). As aulas são conduzidas, de certa maneira, informalmente por professores jovens e dinâmicos, mas o conteúdo permanece formal porque as atividades de língua desenvolvidas durante as aulas são do tipo "citation" (Willis, 1983) onde o objetivo é fazer com que os alunos consigam se expressar corretamente, o que mostra que o ensino de inglês, de acordo com as aulas analisadas, ainda é motivado na aprendizagem da gramática da língua, apesar das novas orientações ao ensino de língua estarem centradas mais na promoção da capcidade do aluno em comunicar-se através da língua do que ensino tradicional da gramática. Analisando a língua usada em salas de aula em "inner layer" e "outer layer" (Willis, 1981), ficou claro que quando a língua materna é a usada para se ensinar inglês, o que é comunicativo em sala de aula (outer layer) é conseqüentemente dado em Português, sendo que o Inglês é usado apenas para praticar as estruturas da língua (inner layer). |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
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dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia da aprendizagem |
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dc.title |
Teacher talk: a description of classroom interaction |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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