Análise numérica das condições de operação de um motor de baixa cilindrada para competição de eficiência energética

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Análise numérica das condições de operação de um motor de baixa cilindrada para competição de eficiência energética

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cancino, Leonel Rincon
dc.contributor.author Comandolli, Guilherme da Costa
dc.date.accessioned 2015-12-18T11:06:44Z
dc.date.available 2015-12-18T11:06:44Z
dc.date.issued 2015-12-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157242
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem como foco a análise computacional de um motor de 4 tempo, monocilíndrico, de 35cc. Com o intuito de determinar o ponto ótimo para o início da combustão da mistura dentro da câmara de combustão, averiguando a otimização do ponto de ignição para aumento de potência. Com a motivação de aumentar a eficiência energética do motor em questão, visto que com a mesma quantidade de combustível é possível desenvolver uma maior potência. Inicialmente é realizada a validação do modelo desenvolvido dentro do software de simulação fluido dinâmica, AVL BOOST, obtendo valores que representam as características reais do funcionamento do motor. Com a utilização de combustível gasolina pura do tipo C é avaliado a fenomenologia do processo de combustão no motor para obter os resultados desejados. Após validação é encontrado o ponto ótimo de início da combustão e possíveis melhorias na performance do motor. pt_BR
dc.description.abstract This project focuses on the computational analysis of a monocilyndric 4-time-motor, 35cc. In order to determine the best point for the beginning of the combustion of the mixture inside the combustion camera, verifying the ignition point optimization for the potency increasing. With the motivation the motor energetic efficiency increasing, as with the same quantity of fuel is possible to develop a higher potency. First, the model validation is done through the dynamic fluid simulation software AVL BOOST getting values that represent the real traits of the motor work. With the using of C type pure fuel, the phenomenology of the motor combustion process is assessed to obtain the desired results. After the validation, the best point from the beginning of the combustion and future motor improvements are found. pt_BR
dc.format.extent 61 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Potência pt_BR
dc.subject Simulação pt_BR
dc.subject AVL BOOST pt_BR
dc.title Análise numérica das condições de operação de um motor de baixa cilindrada para competição de eficiência energética pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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ANÁLISE NUMÉRIC ... OR DE BAIXA CILINDRADA.pdf 1.073Mb PDF View/Open Trabalho completo

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