Programa Jovem Aprendiz - Centro Cultural Escrava Anastácia: percepção dos jovens sobre a sua inserção no mundo do trabalho

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Programa Jovem Aprendiz - Centro Cultural Escrava Anastácia: percepção dos jovens sobre a sua inserção no mundo do trabalho

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Claudemir Osmar da
dc.contributor.author Passo, Rosivane Sousa dos
dc.date.accessioned 2015-11-26T22:26:17Z
dc.date.available 2015-11-26T22:26:17Z
dc.date.issued 2015-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156680
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste na pesquisa sobre os jovens que participam do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo Centro Cultural Escrava Anastácia. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer e analisar a compreensão dos jovens em relação ao Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo Centro Cultural Escrava Anastácia. Para responder esse objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: resgatar concepção de trabalho; identificar as políticas de proteção e de inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho; identificar o significado do trabalho para os jovens e adolescentes e as dificuldades encontradas pelo adolescente quando começaram no Programa; conhecer as atribuições e se o processo de aprendizagem tem contribuído para o seu desenvolvimento profissional e pessoal e averiguar se reconhecem seus direitos enquanto jovem aprendiz. Para alcançarmos a pesquisa, este trabalho discorre sobre temáticas presentes na sociedade, tais como: as questões alusivas à evolução histórica do trabalho e suas principais concepções, bem como as transformações ocorridas no mundo do trabalho e a inserção dos jovens no mercado de trabalho e elementos relativos à juventude às condições de inserção laboral de qualidade dos jovens na sua primeira experiência profissional à Saúde, Lazer, Educação, Família, Qualificação profissional, Empregabilidade. Também realizamos breve resgate sobre estudos em relação ao Programa Jovem Aprendiz na literatura acadêmica desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina. Na última seção deste estudo, apresentamos a pesquisa empírica realizada com 8 (oito) jovens participantes do programa jovem aprendiz do Centro Cultural Escrava Anastácia. No tocante à pesquisa, utilizou-se abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, e os dados da pesquisa foram obtidos através da utilização da entrevista semiestruturada. As principais considerações que a pesquisa nos permite afirmar são: o Programa é visto como algo “positivo” pelos jovens, pois consideram, em grande parte, que contribui na preparação para o mercado de trabalho, na melhoria das relações familiares e na complementação da renda e maior visibilidade na relação com a escola. Por fim, o Programa Jovem Aprendiz executado pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, foi avaliado como “muito importante e essencial na vida desses jovens”, pois está proporcionando aos jovens participantes as tais necessidades evidenciadas pelos mesmos, atuando inteiramente nos impactos quanto à melhoria da sociabilidade dos jovens, também está proporcionado crescimento pessoal e profissional. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Juventude, Programa Jovem Aprendiz, Serviço social, Profissionalização, Mundo do Trabalho. pt_BR
dc.title Programa Jovem Aprendiz - Centro Cultural Escrava Anastácia: percepção dos jovens sobre a sua inserção no mundo do trabalho pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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