Gestão de design como uma ferramenta estratégia para identificar a inovação social em uma comunidade criativa

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Gestão de design como uma ferramenta estratégia para identificar a inovação social em uma comunidade criativa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de pt_BR
dc.contributor.author Alano, Agda Bernardete pt_BR
dc.date.accessioned 2015-11-24T03:09:07Z
dc.date.available 2015-11-24T03:09:07Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 336423 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156528
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Pequenos empreendimentos necessitam de ações para o seu desenvolvimento tendo em vista que estes são inseridos em uma economia dominante, com grande produtividade e competitividade, dificultando sua solidez mercadológica. Neste estudo trataremos pequenos empreendimentos a partir de grupos produtivos caracterizados como comunidades criativas, onde são considerados neste estudo sua forma de produzir e o seu produto. As comunidades criativas se originam num contexto de mudança tecnológica e de comportamento com o objetivo de quebrar modelos dominantes, são iniciativas locais com demandas criadas por problemas da vida cotidiana contemporânea. Tais organizações demandam por melhorias que possam lhes dar condições de enfrentar a competitividade, bem como condições sociais e políticas favoráveis para seu desenvolvimento sustentável. Foi delimitado este estudo a partir do caso de uma comunidade criativa: TOCA TAPETES, que é representativa regionalmente como um bem-sucedido empreendimento de produção artesanal. A partir da combinação de manter a existência das tradições, uso apropriado do meio ambiente, são também considerados em comunidades criativas a forma lida com aspecto social. Na perspectiva do design que parte de um conhecimento existente e o expande para novos conceitos ou conhecimentos, leva em conta o que já está institucionalizado na forma de processo e produto, bem como seus valores, papéis e coletividades. Assim considera-se neste estudo o contexto social do empreendimento, que é tratado por meio de uma abordagem sistêmica que enquanto um sistema onde considera-se a relação com seus intervenientes, bem como sua infraestrutura, suas unidades e seus fluxos. A gestão de design participa enquanto um facilitador para diagnosticar neste sistema, ações sustentáveis, bem como propor estratégias para mudanças rumo à inovação social.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Small businesses need actions for its development in order that they placed in a dominant economy, with greater productivity and competitiveness, hindering its marketing strength. In this study, we will small businesses from productive groups characterized as creative communities, which considered in this study the way produce and product. The creative communities originate in a context of technological and behavioral change in order to break dominant models, are local initiatives with demands created by problems of contemporary everyday life. These organizations demanding improvements that can give them a position to face the competitiveness and social conditions and favorable policies for sustainable development. Was delimited this study from the case of a creative community: TOCA TAPETES, which is representative for the region as a successful venture artisanship. From the combination of maintaining the existence of traditions, appropriate use of the environment, considered in creative communities to form handles social aspect. In view of the design of an existing knowledge and expands to new concepts or knowledge, take into account what is already institutionalized in the form of process and product, as well as their values, roles and collectivities. Therefore, considered in this study the social context of the project, which handled through a systemic approach as a system where it considered its relationship with its stakeholders, as well as its infrastructure, its units and its flows. The design management part as a facilitator to diagnose this system, sustainable actions, and propose strategies for change towards social innovation. en
dc.format.extent 138 p. | il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Gestão de design pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.title Gestão de design como uma ferramenta estratégia para identificar a inovação social em uma comunidade criativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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