Identidades e trajetórias profissionais no trabalho docente: um estudo de caso com professores da área de TI

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Identidades e trajetórias profissionais no trabalho docente: um estudo de caso com professores da área de TI

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orchard, Maria Soledad Etcheverry pt_BR
dc.contributor.author Matos, Ivy Daniela Monteiro pt_BR
dc.date.accessioned 2015-11-10T03:07:40Z
dc.date.available 2015-11-10T03:07:40Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 335841 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136327
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A análise da profissão docente no bojo da Sociologia das profissões a caracteriza como uma atividade em processo de desprofissionalização. Caberá a nós refletir sobre a pertinência ou não deste argumento no caso dos professores alvos do nosso estudo. A nossa pesquisa partiu da discussão de como a docência se inseriu na trajetória profissional dos professores da área de Tecnologia da Informação do IFNMG Câmpus Januária, identificando que nenhum entrevistado buscou a docência espontaneamente. Ela foi surgindo como oportunidade, revelando a criação dos Institutos Federais e a consequente ampliação dos postos de trabalho na docência como uma inflexão nessas trajetórias. Aprovados nos concursos e empossados, esses profissionais depararam-se com desafios relacionados à prática docente, e foram, individualmente, buscando recursos para construírem-se professores. Um processo específico de construção da sua identidade profissional começou a ser também construído, arrolando diversos recursos para aglutinar a identidade de um profissional voltado para a inovação e para o empreendedorismo ao trabalho de professor. Todos afirmam estarem satisfeitos sendo professores vinculados a uma instituição federal e, como consequência desses processos de construção da identidade profissional, ao invés de um processo de desprofissionalização, como pode ocorrer em outras categorias de docentes vítimas de situações de trabalho precarizado, nossos entrevistados denotam satisfação a partir de certos elementos estruturantes de um processo de afirmação profissional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The analysis of the teaching profession within the Sociology of professions characterizes it as an activity undergoing de-professionalization. It's up to us to reflect on the relevance or not this argument in the case of targets teachers of our study. Our research arose from the discussion on how teaching has been inserted in the professional path of Information technology teachers of IFNMG, campus Januária, highlighting that no one interviewed, spontaneously pursued teaching. This practice was being revealed as an opportunity in association with the creation of Federal Institutes and the consequent expansion of Jobs in teaching. Having passed in the competitions and being inducted, these professionals have faced challenges concerning their teaching practice and have individually searched for resources to build themselves as teachers. Thus, a specific process to build a professional identity has started in the company of several other resources to add the identity of an innovation-oriented professional to the job of a teacher. All claim to be satisfied being teachers linked to a federal institution and, as a consequence those of professional identity construction processes, rather than a deprofessionalization process, as may occur in other categories of teachers victims of precarious work situations, our respondents denote satisfaction based on certain structural elements of a professional claim process. en
dc.format.extent 120 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociológicos pt_BR
dc.subject.classification Identidade social pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociológicos pt_BR
dc.title Identidades e trajetórias profissionais no trabalho docente: um estudo de caso com professores da área de TI pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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