dc.contributor.author |
TORRES, ADRIANA AMADEU GARCIA |
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dc.contributor.author |
NICOLINI, ALEXANDRE MENDES |
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dc.contributor.author |
OLIVEIRA, DANIELLE ALMEIDA |
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dc.contributor.author |
ANDRADE, RUI OTÁVIO BERNARDES DE |
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dc.date.accessioned |
2015-11-05T11:52:29Z |
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dc.date.available |
2015-11-05T11:52:29Z |
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dc.date.issued |
2015-12-04 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136225 |
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dc.description.abstract |
Estabelecendo uma analogia entre engajamento mútuo, enquanto aspecto marcante da Comunidade de Prática (CoP), e o engajamento dos docentes e das IES para a prática do PPC, o objetivo deste artigo é identificar o grau de engajamento de ambos na prática do PPC. A pesquisa é quantitativa e tem caráter descritivo. Para levantamento de dados utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com docentes de todo o país, adotando o método survey, com o apoio da ferramenta survey monkey. Foram respondidos 548 questionários entre os dias 09 de junho a 21 de julho de 2015. Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva e análise de clusteres, pelo método two steps (duas etapas). Para fins de análise foram considerados três aspectos do engajamento mútuo: o tratamento da diversidade e parcialidade, a complexidade das relações mútuas e a promoção do engajamento. Como conclusão tem-se que, no caso do PPC, o engajamento mútuo entre docentes e IES para sua prática não acontece, nem mesmo de forma voluntária e espontânea, o que prejudica a utilização deste como um instrumento estratégico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
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dc.title |
QUAL O GRAU DE ENGAJAMENTO DOS DOCENTES E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA PRÁTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)? |
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dc.type |
Article |
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