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O trabalho busca analisar como se dá a interação entre papel de professor-gestor e as competências gerenciais. Argumenta-se que o papel social de professor-gestor é composto pelas competências gerenciais, as quais, em algum aspecto, são diferentes das competências exigidas em outras facetas do papel de professor do ensino superior. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A análise de conteúdo, com o suporte do software Atlas.ti, foi adotada para análise dos dados. Os professores-gestores da Univasf associam competência a uma família de tarefas ou de situações, como também, consideram necessárias as competências profissionais específicas para os que desempenham ou irão desempenhar o papel de gestor. A opção por pesquisar sobre o papel de gestor emergiu da necessidade de se estudar os professores de ensino superior para além das abordagens que tradicionalmente lhes atribuem os papéis de docente e de pesquisador. Buscou-se potencializar a interdisciplinaridade entre campos de conhecimentos, nomeadamente a Administração, a Educação, a Sociologia, a Psicologia e a Gestão Pública. |
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