GESTÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O STRESS NA VIDA DOS PROFESSORES INICIANTES

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

GESTÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O STRESS NA VIDA DOS PROFESSORES INICIANTES

Mostrar registro simples

dc.contributor.author TAUCHEN, GIONARA
dc.contributor.author COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA
dc.contributor.author ORTIZ, ELIANA
dc.contributor.author ALVARENGA, BRUNA TELMO
dc.contributor.author BORGES, DANIELE SIMÕES
dc.contributor.author NEVES, CAMILA FERREIRA PINTO DAS
dc.date.accessioned 2015-11-05T10:42:41Z
dc.date.available 2015-11-05T10:42:41Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136197
dc.description.abstract A docência universitária é uma atividade profissional complexa e vem sendo reconfigurada pelas mudanças políticas, educacionais e econômicas que, muitas vezes, produzem situações de stress, excesso de trabalho e insatisfação profissional. Por isso, o presente artigo tem por objetivo compreender as percepções dos docentes universitários iniciantes sobre as situações de stress envolvidas no desempenho das suas atividades e funções. Foram entrevistados oito professores em exercício em uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. A partir da produção e análise dos dados, mediante pesquisa qualitativa do tipo narrativa, as considerações dos entrevistados evidenciam que, muitas vezes, se sentem despreparados em situações de ensino, pressionados pelas demandas de produtividade científica, desconfortos ao lidar com situações administrativas e sobrecarga de atividades, principalmente no ensino e na gestão. Para lidar com situações de stress, os docentes desenvolvem processos de adaptação individual e coletiva e aprendem na prática como contornar as situações adversas que vivenciam, no cotidiano. Acreditamos que os docentes iniciantes têm anseios de promover uma educação de qualidade, apesar das adversidades e incertezas, pois sentem prazer na profissão e consideram ser professor universitário uma conquista e realização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title GESTÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O STRESS NA VIDA DOS PROFESSORES INICIANTES pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
102_00130.pdf 412.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar