GÊNERO E SEGREGAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NOS 50 ANOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

GÊNERO E SEGREGAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NOS 50 ANOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author PEREIRA, LEONIR MARTINS
dc.contributor.author LOPES, MAURICIO CAPOBIANCO
dc.date.accessioned 2015-11-05T10:32:55Z
dc.date.available 2015-11-05T10:32:55Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136195
dc.description.abstract Neste trabalho investigou-se, com base em processos estudados por Acker (1990), o gênero predominante na estrutura organizacional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em seus 50 anos de existência. Ao invés de analisar o gênero a partir do indivíduo, Acker (1990) analisou o gênero nas estruturas e nas ocupações das organizações. A reprodução das desigualdades de gênero nas organizações, de acordo com Cohen e Huffman (2003), é a base para a desvalorização do trabalho das mulheres e a dominação dos homens (SANTOS; ANTUNES, 2013). Neste estudo utilizou-se da abordagem qualitativa, analisando-se por meio da análise de conteúdo, os documentos primários que foram coletados nos registros da instituição pesquisada. Este estudo se justifica pela pouca produção brasileira sobre o tema gênero e segregação na gestão universitária. Quanto aos resultados encontrados constatou-se que, na estrutura organizacional da FURB, o gênero predominante praticado tem sido o masculino. Por meio da distinção entre homem e mulher e pela reprodução e manutenção das desigualdades de gênero, o masculino tem sido favorecido em detrimento do feminino. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title GÊNERO E SEGREGAÇÃO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NOS 50 ANOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
102_00120.pdf 415.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar