FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CONCLUINTES E EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CONCLUINTES E EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author MARCHI, ADRIELA DE
dc.contributor.author MANTHEY, NILVANE BOEHM
dc.date.accessioned 2015-11-04T12:16:22Z
dc.date.available 2015-11-04T12:16:22Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136135
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo principal o diagnóstico das competências dos acadêmicos formandos em Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Fundamentado na literatura sobre competências profissionais, buscou-se conhecer as competências desenvolvidas no curso de Administração em relação às requeridas no ambiente profissional, na percepção do formando. A pesquisa de caráter exploratória e descritiva teve etapas qualitativas e quantitativas, com características de método de triangulação de dados. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa documental no projeto pedagógico do curso de Administração para identificar as práticas pedagógicas que proporcionam o desenvolvimento de competências. A etapa quantitativa compreendeu uma survey com os 82 discentes concluindo o curso de Administração (7º e 8º períodos), tendo como base as competências estipuladas como importantes ao perfil do egresso do curso de Administração segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC. A etapa qualitativa desenvolveu-se com entrevista em profundidade com dois egressos do curso de administração. Realizou-se a análise quanto ao nível requerido das competências no ambiente profissional do discente e do desenvolvimento das mesmas no curso de Graduação. Observou-se que as competências desenvolvidas no curso de administração estão em consonância com as requeridas no ambiente de trabalho, sob a percepção do acadêmico, embora hajam competências desenvolvidas em menor escala que o requerido. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CONCLUINTES E EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
101_00251.pdf 435.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar