TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO

DSpace Repository

A- A A+

TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO

Show simple item record

dc.contributor.author SPRICIGO, CINTHIA BITTENCOURT
dc.contributor.author MARTINS, VIDAL
dc.contributor.author OLIVEIRA, JELSON ROBERTO DE
dc.contributor.author XIMENES, PRISCILA
dc.contributor.author VIVAN, LUIZ ALBERTO
dc.date.accessioned 2015-11-04T11:18:31Z
dc.date.available 2015-11-04T11:18:31Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136110
dc.description.abstract Desde a definição da hora de 60 minutos, cursos de graduação que funcionam em apenas um turno podem ter dificuldade em completar sua carga horária mínima, estendendo o calendário acadêmico para muito além dos 200 dias letivos obrigatórios. Este trabalho discorre sobre a implantação do Trabalho Discente Efetivo (TDE), definido na Resolução CES 3/2007 do Ministério da Educação brasileiro, como componente oficial do calendário acadêmico. Trata-se de uma mudança de paradigma, considerando que cursos presenciais passam a ter cerca de 20% da carga horária de todas as suas disciplinas cumpridas com atividades discentes supervisionadas. Após regulamentação institucional e formação docente, a implantação do TDE ocorreu com sucesso em muitas disciplinas, mas detectaram-se problemas com a motivação dos estudantes para realização das atividades, com a qualidade da supervisão docente e com a distribuição da carga horária do TDE ao longo do semestre. Oficinas sobre a incorporação de metodologías ativas para melhoria da qualidade das atividades TDE e incremento do aprendizado dos estudantes são a principal proposta para a continuidade do programa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00216.pdf 630.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar