DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP

DSpace Repository

A- A A+

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP

Show simple item record

dc.contributor.author THIELMANN, RICARDO
dc.contributor.author AMARAL, MARCELO GONÇALVES DO
dc.contributor.author SANTOS, JOSYCLER APARECIDA ARANA
dc.contributor.author SIMÃO, ALESSANDRA
dc.date.accessioned 2015-11-04T10:40:53Z
dc.date.available 2015-11-04T10:40:53Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136098
dc.description.abstract A proposta desse artigo é fazer uma reflexão sobre os principais desafios da educação a distância (EaD) em cursos de especialização, a partir das experiências com a gestão dos cursos ministrados pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Muitos autores e relatórios qualificam o EaD como uma experiência positiva para dar acesso à educação de alto nível e disseminar o conhecimento para mais pessoas. Fala-se em uma revolução na sala de aula. No período 2010-2015, o ICHS/UFF recebeu 3031 alunos de pós-graduação nas quatro chamadas de cursos. Atualmente, cerca de 722 alunos já concluíram os seus cursos de pós-graduação, a maior parte deles funcionários públicos. A experiência permiteu várias descobertas: 1) Pode ser essencial ter um corpo docente com mente aberta para usar a tecnologia e interagir com nível local da gestão pública; 2) O processo de aprendizagem é diferente em EaD e professores/tutores tem que mudar a metodologia de ensino; 3) Os cursos on-line tem que ter currículos diferentes dos convencionais; e 4) É necessário adaptar a estrutura administrativa para atender alunos on-line; 4) É possível introduzir uma percentagem de EaD nos cursos presenciais convencionais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00200.pdf 253.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar