dc.description.abstract |
A lousa interativa, um novo recurso didático pedagógico, vem ganhando cada vez mais destaque, pois permite a interação entre o professor e o aluno. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em conhecer as características bibliométricas da produção científica sobre a lousa interativa (interactive whiteboard) nos documentos publicados na base de dados multidisciplinar Web of Science de 1994 a 2013. Para tanto, buscou-se identificar, classificar, analisar e descrever os principais aspectos destas produções científicas. Nesse corte longitudinal de 19 anos, foram analisados 323 artigos. O método de pesquisa utilizado é caracterizado como um estudo documental e bibliográfico, utilizando-se da técnica bibliométrica, sendo esta pesquisa empírico-analítica, exploratória, na qual utilizou-se de métodos estatísticos descritivos. Os resultados obtidos após a aplicação do método apontam que a publicação científica sobre a lousa interativa vem decaindo desde o ano de 2010. A pesquisa também demonstrou que os estudos sobre a lousa interativa estão mais relacionados à área da educação e computação. |
pt_BR |