Sistema de monitoramento de qualidade em serviços de telefonia IP

DSpace Repository

A- A A+

Sistema de monitoramento de qualidade em serviços de telefonia IP

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Willrich, Roberto pt_BR
dc.contributor.author Vetter, Murilo pt_BR
dc.date.accessioned 2015-11-03T03:05:45Z
dc.date.available 2015-11-03T03:05:45Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 335777 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135978
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A telefonia IP é um serviço consolidado que tem crescido de forma constante, impulsionada por suas diversas vantagens, como redução de custos, facilidade de integração com outros serviços, dentre muitas outras. No entanto, manter a qualidade deste serviço ainda é um desafio principalmente em locais de redes congestionadas. Como a telefonia é um serviço essencial para várias organizações, é fundamental manter as chamadas em níveis razoáveis de qualidade. Para tal, a qualidade oferecida pela telefonia IP deve ser constantemente monitorada de maneira a orientar as ações de novos investimentos e manutenção. Nesta direção, a presente dissertação propõe um sistema de monitoramento da qualidade fim-a-fim para os serviços de telefonia IP com base no pacote de relatórios de qualidade RTCP XR (Real Time Control Protocol - Extended Reports) e no protocolo de sinalização SIP (Session Initiation Protocol). Um caso de uso do sistema proposto, em um serviço de produção de telefonia IP de uma universidade, utilizando métricas objetivas e metodologias de monitoramento não intrusivas, demonstrou a efetividade e versatilidade do sistema proposto.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : IP telephony is a consolidated service that has been growing steadily, driven by its various advantages, such as cost reduction, ease of integration with other services, among many others. However, maintaining the quality of this service is still a challenge especially in places of congested networks. As the telephony is an essential service for various organizations, it is essential to maintain the call quality at reasonable levels. To this end, the quality offered by IP telephony should be constantly monitored in order to guide the actions of new investments and maintenance. In this direction, this thesis proposes a quality end-to-end monitoring system for IP telephony services based on quality reporting package RTCP XR (Real Time Control Protocol - Extended Reports) and SIP signaling protocol (Session Initiation Protocol). A use case of the proposed system in an IP telephony production service of a university, using objective metrics and non-intrusive monitoring methodologies, demonstrated the effectiveness and versatility of the proposed system. en
dc.format.extent 118 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Informática pt_BR
dc.subject.classification Computação pt_BR
dc.subject.classification Telefonia pela Internet pt_BR
dc.title Sistema de monitoramento de qualidade em serviços de telefonia IP pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
335777.pdf 1.765Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar