UMA VISÃO DO FUTURO: PREVISÃO DE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DO CURSO DE ZOOTECNIA

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UMA VISÃO DO FUTURO: PREVISÃO DE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DO CURSO DE ZOOTECNIA

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dc.contributor.author KANTORSKI, GUSTAVO ZANINI
dc.contributor.author HOFFMANN, IVAN LONDERO
dc.contributor.author LIMBERGER, SERGIO JOÃO
dc.contributor.author MULLER, FELIPE MARTINS
dc.date.accessioned 2015-10-29T13:38:07Z
dc.date.available 2015-10-29T13:38:07Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.isbn 978-85-68618-01-1
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135910
dc.description.abstract Este artigo tem como tema a evasão existente na graduação de uma Instituição pública de ensino superior. O objetivo é a previsão da evasão em cursos de graduação presenciais com a finalidade de visualizar perspectivas que permitam uma ação efetiva de intervenção, mitigando o processo da evasão. A pesquisa desenvolvida utiliza vários métodos computacionais de previsão, partindo de informações sobre os alunos e seus desempenhos acadêmicos e aplicando técnicas de mineração de dados para a previsão. Os resultados demonstram que a abordagem proposta é factível e eficiente. Os experimentos alcançaram uma acurácia de 98% na previsão, e mais de 70% de sucesso na previsão de alunos que abandonaram o curso. A intuição por trás da abordagem, além de prever possíveis evasões, é minimizar a lista de potenciais evasões e monitorar os alunos para identificar as possíveis causas da evasão. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title UMA VISÃO DO FUTURO: PREVISÃO DE EVASÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: O CASO DO CURSO DE ZOOTECNIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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