dc.contributor.author |
Rocha, Caetano Munhoz da |
|
dc.date.accessioned |
2015-10-29T13:37:58Z |
|
dc.date.available |
2015-10-29T13:37:58Z |
|
dc.date.issued |
1924-02-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135908 |
|
dc.description |
Documento de 173 páginas que contém a Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao instalar-se a 1ª. Sessão da 17ª. Legislatura, em 01/02/1924. Inclui Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao prestar a promessa constitucional, para o segundo quadriênio administrativo, em 25/02/1924. Um exemplar desse documento encontra-se no Arquivo Público do Estado do Paraná – Curitiba. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na primeira mensagem (01/02/1924) o presidente comenta que a reforma que o governo implantou cuidou de efetivar o funcionamento de cada escola. Depois se preocupou em dar ao ensino uma feição utilitária, de resultados rápidos, tendo especial zelo pela alfabetização. Constam dados estatísticos e tabelas sobre o funcionamento das escolas públicas e privadas no ano de 1923. Outros assuntos tratados: caixas escolares; grupos escolares; escolas isoladas; inspeção de ensino e medico escolar; assistência dentária; professores; Escola Normal; Escola Profissional; Instituto Comercial; Ginásio Paranaense e Universidade do Paraná. Na segunda mensagem (25/02/1924) o presidente fala sobre o ensino primário, escola normal, ensino secundário e ensino superior. Além de dados estatísticos, o presidente apresenta os principais pontos da reforma que Lysimaco Ferreira da Costa estava fazendo na Escola Normal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma escola normal |
pt_BR |
dc.subject |
Analfabetismo |
pt_BR |
dc.subject |
Quadro estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Escola primária |
pt_BR |
dc.subject |
Mensagem de governo |
pt_BR |
dc.title |
Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo, 1924, PR. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |