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O transporte ferroviário de carga tem um papel muito importante na matriz de transportes de qualquer país, podendo proporcionar à economia um maior desenvolvimento. No Brasil, o modal ferroviário teve uma trajetória complicada, a qual, dependendo das políticas econômicas adotadas, era prioridade em certos momentos e em outros não. Tais dificuldades e percalços fizeram com que a quantidade e a qualidade da malha ferroviária disponível atualmente esteja aquém da necessária para abarcar as necessidades de um país de dimensões continentais. Neste sentido, objetiva-se neste trabalho analisar a oferta e a demanda deste transporte tão essencial, visando estimar suas elasticidades-preço e preço-cruzado através do Modelo Logit. A partir deste modelo, observou-se que as variações das elasticidades-preço são, em geral, elásticas. Já os valores das elasticidades preço-cruzado não são coerentes, não sendo confiáveis devido às restrições do modelo. Além disso, observou-se que mesmo com as simulações de alteração na matriz de transportes, há uma consistência nos números das elasticidades-preço, independente da rota ou dos produtos transportados. |
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