Computação no Ensino Fundamental na Escola Pública

DSpace Repository

A- A A+

Computação no Ensino Fundamental na Escola Pública

Show simple item record

dc.contributor.author Sobral, João Bosco M.
dc.contributor.author Kittel, Rosângela
dc.contributor.author Hoppen, Angela
dc.contributor.author Mioto, Ana Elisa
dc.contributor.author Cruz, Fernando A. S.
dc.date.accessioned 2015-09-02T11:53:42Z
dc.date.available 2015-09-02T11:53:42Z
dc.date.issued 2015-09-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134696
dc.description Relatório final,em forma de artigo. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo mostra a experiencia de se ensinar computação no ensino fundamental, a partir de um projeto de extensao do Departamento de Informatica e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e realizado na´ Escola Basica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS). Os funda-´ mentos que balizaram os conteudos da formação abordaram algoritmos, lógica´ proposicional ensinada de forma ludica e programação do computador em uma˜ linguagem imperativa e uma linguagem multiparadigma que introduziram conceitos de computação. A EBIAS, em 2010, foi uma das duas escolas da rede˜ municipal que recebeu o Projeto XO, despertando o interesse da comunidade escolar para a temática da inclusão digital. Em 2011, com recursos da DEB-˜ CAPES, o projeto ”Computação no Ensino Fundamental” foi realizado no contexto do Programa Novos Talentos da CAPES, e concluiu que: (1) Começar a ensinar a Ciência da Computacão nos últimos anos do ensino fundamental é possível, antecipando-se ao ensino medio. (2) O Projeto XO não foi uma˜ condição necessária para os bons alunos da escola, mas para ser melhor, o projeto proposto pode ser baseado em algum projeto educativo piloto, como o Projeto XO ocorreu na escola para as series anteriores. (3) As dificuldades dos alunos em se acostumar a pensar com o computador foi a mesma encontrada nos alunos iniciantes na universidade. (4) Trabalhar o raciocínio lógico´ no ensino fundamental, no tempo do projeto, tem facilitado o entendimento de novos conceitos na continuidade do aprendizado de programação nos cursos subsequentes. (5) Mas, para se alcancçar, um nível de ensino sustentavel, de boa qualidade, seria conveniente a formação de professores em licenciatura em Ciência da Computacão. pt_BR
dc.description.sponsorship DEB-CAPES, EDITAL CAPES/DEB No 033/2010 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatórios Técnicos do Departamento de Informática e Estatística;RT-INE 002-2015
dc.subject computação básica pt_BR
dc.subject ensino fundamental pt_BR
dc.title Computação no Ensino Fundamental na Escola Pública pt_BR
dc.type Technical Report pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
RT-INE 002-2015.pdf 577.8Kb PDF View/Open relatório técnico do projeto de extensão COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar