dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Henrique Freire Vieira, Paulo |
|
dc.contributor.author |
Arruda Ferreira, Carolina |
|
dc.date.accessioned |
2015-09-01T19:17:47Z |
|
dc.date.available |
2015-09-01T19:17:47Z |
|
dc.date.issued |
2015-09-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134694 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante da constatação de um cenário de crise socioecológica, a educação ambiental figura no campo das ciências ambientais como uma das estratégias para o enfrentamento desta problemática. A trajetória de evolução do debate em torno da educação ambiental (EA) nos revela o aspecto controvertido e inovador do processo de maturação analítica de diversos enfoques, refletindo um leque de concepções, percepções e visões de mundo diversas que sustentam as práticas educativas como um todo. Este trabalho pretende realizar um mapeamento sobre as tendências que emergem no campo da educação ambiental a partir de uma perspectiva epistemológica complexa. Dessa forma, recupera o trajeto histórico evolutivo da EA a partir de seus documentos fundadores e fontes bibliográficas, revelando tendências proeminentes para uma possível hibridização de correntes teóricas, que possa fazer frente aos avanços da crise. Em síntese, os objetivos do trabalho se concentram em: a) esclarecer elementos que possam integrar um projeto híbrido de educação ambiental que leve em conta as diferentes dimensões da crise em uma base de integração transdisciplinar; b) realizar um levantamento exploratório e preliminar das pesquisas acadêmicas em curso a partir dos registros no diretório do CNPQ e banco de teses da Capes. O estudo pode contribuir para o amadurecimento do conhecimento acerca das dimensões integradas pela perspectiva transdisciplinar, assim como, futuramente, direcionar um trabalho de pesquisa mais consistente no campo comum entre Educação e Ciências Ambientais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
120 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Antropoformação transdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas socioecológicos |
pt_BR |
dc.title |
Da educação ambiental à antropo formação transdisciplinar. Fundamentos epistemológicos e mapeamento exploratório de práticas em curso no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |