Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação

DSpace Repository

A- A A+

Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dutra, Moisés Lima
dc.contributor.author Soares, Alexandre Amorim Amaral
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2015-07-17T02:52:49Z
dc.date.available 2015-07-17T02:52:49Z
dc.date.issued 2015-07-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133764
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um cenário para a aplicação de técnicas e ferramentas de Gamification e Computação Ubíqua em Unidades de Informação. A pesquisa indica que as tecnologias de Gamification e de Computação Ubíqua, principalmente nos aspectos referentes à Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis, em aproximadamente uma década, terão seu potencial esclarecido, passando a evoluir tecnologicamente e a ter impacto na sociedade em um nicho de mercado específico ou mais abrangente. Os nossos resultados indicam que a avaliação de tecnologias emergentes tem potencial quando aplicadas em Unidades de Informação e que a pesquisa acadêmica, aliada a análises do mercado tecnológico, pode ser mais efetiva em traduzir a necessidade informacional e tecnológica da sociedade. pt_BR
dc.description.abstract This paper proposes a scenario for the application of techniques and tools of Gamification and Ubiquitous Computing into Information Units. The research indicates that Gamification and Ubiquitous Computing, especially the last one of them in the aspects of Augmented Reality and Wearable User Interfaces, in about one decade, will have their potential enlighten, starting to evolve technologically and impacting in the society on a specific market niche or in a more comprehensive market aspect. Our results indicates that the evaluation of emerging technologies has the potential when applied in a Information Units and the academic research, combined with the future technology market analysis is more effective in translating the informational and technological need of society. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Computação Ubíqua pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Jogos Eletrônicos pt_BR
dc.subject Computação Pervasiva pt_BR
dc.title Gamification e computação ubíqua: um amálgama tecnológico para unidades de informação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Gamification_e_ ... Unidades_de_Informação.pdf 3.590Mb PDF View/Open Artigo principal

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar