Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade

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Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Mattos, Laura Kemp de pt_BR
dc.date.accessioned 2015-05-26T04:08:41Z
dc.date.available 2015-05-26T04:08:41Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 333630 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese narra diferentes vivências em variados lugares. Trata-se de uma investigação sobre o processo de constituição de olhares de cinco crianças/jovens com deficiência visual, com idades entre 07 a 14 anos. Como ferramenta para produção de informação, foram criadas narrativas fotográficas e audiovisuais em distintos espaços da cidade por elas escolhidos. Na trama desta ideia, desenvolveu-se ao longo do percurso vários olhares; dos sujeitos com quem se pesquisou, da pesquisadora e de muitos outros que direta ou indiretamente participaram da investigação. Os capítulos relatam encontros com a cegueira, em diálogo com as veredas do processo de criação da pesquisa: experiências com o grupo de crianças/jovens em Florianópolis em uma oficina sobre fotografia e cidades; com cada criança/jovem para a produção e leitura das suas narrativas; e incursões com Evgen Bavc'ar em países estrangeiros. Com os resultados, constatou-se que a produção das narrativas contribuiu para ampliar e constituir olhares das crianças/jovens, são retratos em movimento de si mesmas. Elas foram criadoras de suas próprias experiências, deixaram seus rastros e permitiram que modos de ver e viver o mundo sejam reinventados. Em muitos casos foi o olhar do outro que viu limites, demonstrando como a deficiência é socialmente produzida. Evidenciou-se que tanto o ver como o não ver são socialmente constituídos: todas as pessoas criam olhares, com a mediação do outro. pt_BR
dc.format.extent 221 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Criancas deficientes visuais pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicológicos pt_BR
dc.subject.classification Fotografia pt_BR
dc.title Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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