dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Zanella, Andrea Vieira |
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dc.contributor.author |
Mattos, Laura Kemp de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-05-26T04:08:41Z |
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dc.date.available |
2015-05-26T04:08:41Z |
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dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
333630 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133089 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. |
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dc.description.abstract |
Esta tese narra diferentes vivências em variados lugares. Trata-se de uma investigação sobre o processo de constituição de olhares de cinco crianças/jovens com deficiência visual, com idades entre 07 a 14 anos. Como ferramenta para produção de informação, foram criadas narrativas fotográficas e audiovisuais em distintos espaços da cidade por elas escolhidos. Na trama desta ideia, desenvolveu-se ao longo do percurso vários olhares; dos sujeitos com quem se pesquisou, da pesquisadora e de muitos outros que direta ou indiretamente participaram da investigação. Os capítulos relatam encontros com a cegueira, em diálogo com as veredas do processo de criação da pesquisa: experiências com o grupo de crianças/jovens em Florianópolis em uma oficina sobre fotografia e cidades; com cada criança/jovem para a produção e leitura das suas narrativas; e incursões com Evgen Bavc'ar em países estrangeiros. Com os resultados, constatou-se que a produção das narrativas contribuiu para ampliar e constituir olhares das crianças/jovens, são retratos em movimento de si mesmas. Elas foram criadoras de suas próprias experiências, deixaram seus rastros e permitiram que modos de ver e viver o mundo sejam reinventados. Em muitos casos foi o olhar do outro que viu limites, demonstrando como a deficiência é socialmente produzida. Evidenciou-se que tanto o ver como o não ver são socialmente constituídos: todas as pessoas criam olhares, com a mediação do outro. |
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dc.format.extent |
221 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Criancas deficientes visuais |
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dc.subject.classification |
Aspectos psicológicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fotografia |
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dc.title |
Olhos abertos para ouvir, sentir, pensar: crianças com deficiência visual fotografando a cidade |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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