A topologia radical do gauche na poética metafísica de Carlos Drumond de Andrade

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A topologia radical do gauche na poética metafísica de Carlos Drumond de Andrade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Zrzebiela, Fernanda Ferrari pt_BR
dc.date.accessioned 2015-05-19T04:10:23Z
dc.date.available 2015-05-19T04:10:23Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 333593 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132994
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho toma como objeto de estudo as quatro obras que compõem o chamado "quarteto metafísico" do poeta Carlos Drummond de Andrade, denominação cunhada por José Guilherme Merquior para se referir a "Novos poemas" (1948), "Claro enigma" (1951), "Fazendeiro do ar" (1953-1954) e "Vida passada a limpo" (1959), obras que formariam um coro de indagações e questionamentos do poeta diante da condição do existente. O entendimento da sintomática poesia de Drummond como um movimento de extrapolação da tradição do pensamento metafísico pautada pela noção dual e contraditória e, principalmente, conforme assimilado por Nietzsche, por ignorar os mecanismos da diferença, pode ser observado pelos desdobramentos a que se ateve o presente estudo, a saber: a noção da figura do gauche como instância comunicadora do Fora, a superação da noção tripartida do tempo (presente-passado-futuro), as tipologias duais observadas por Villaça (noite/dia, eterno/fugaz, vida/morte) que, longe de pautarem-se em um esquema dual e opositivo do pensamento, estabelecem justamente a afirmação de uma pluralidade sempre diversa. Entendemos que isso seja possível pela compreensão do Ser enquanto diferença. Questionar a metafísica significa, pois, um questionamento sobre o horizonte no qual se determinam as forças e as potências do pensamento.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: The present study takes as object four books wich was called "metaphysical quartet" of the poet Carlos Drummond de Andrade, name coined by José Guilherme Merquior. "Novos poemas" (1948), "Claro enigma" (1951), "Fazendeiro do ar"? (1953-1954) e Vida passado a limpo (1959) would form a chorus of existencial questions. The comprehension of symptomatic drummondiana poetry as an extrapolation movement of metaphysics thought tradition, guided by the dual and contradictory notion and, mainly, as assimilated by Nietzsche, to ignore the mechanisms of difference, can be seen by the developments that adhered the present study, such as: the notion of gauche figure as a communicator instance of "Out", the tripartite concept of time (present-past-future), the dual types observed by Villaça (night / day, eternal / fleeting, life / death) that as opposed to establish a dual scheme and oppositional thought, precisely establish the affirmation of a plurality always different. We consider it is possible through the understanding of Being as difference. Questioning the metaphysical means, therefore, a question on the horizon in which determine the strengths and powers of thought. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Metafisica pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.title A topologia radical do gauche na poética metafísica de Carlos Drumond de Andrade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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