Dinâmica populacional de Oligoryzomys flavescens (Waterhouse, 1837) na restinga do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina.

DSpace Repository

A- A A+

Dinâmica populacional de Oligoryzomys flavescens (Waterhouse, 1837) na restinga do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Castellani, Tânia Tarabini
dc.contributor.author Mozerle, Hugo Mozerle
dc.date.accessioned 2015-05-18T17:18:40Z
dc.date.available 2015-05-18T17:18:40Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132927
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract De setembro de 2006 a novembro de 2007 realizou-se um estudo de captura, marcação e recaptura em uma área de restinga no Parque Estadual de Serra do Tabuleiro, Palhoça, Santa Catarina, objetivando estudar a dinâmica populacional de Oligoryzomys flavescens. Foram usadas cinco linhas de armadilhas de arame, quatro linhas de armadilhas de interceptação e queda, e seis armadilhas de interceptação e queda do tipo Y, totalizando 9075 armadilhas-noite. Um total de 86 indivíduos de Oligoryzomys flavescens foram capturados totalizando 1,5% no sucesso de captura. O picos populacionais foram obtidos nos meses de janeiro e outro entre junho e julho. Não foram observadas correlações entre a variação da estimativa do tamanho populacional com a temperatura, pluviosidade, taxa de desaparecimento e taxa de recrutamento, assim como não foram observadas correlações entre as taxa de desaparecimento e recrutamento com a temperatura e pluviosidade. A variação da proporção sexual não apresentou correlação com a variação do comprimento da cauda. A proporção sexual foi favorável aos machos, 2,4:1. Não houve diferença significativa no tempo de permanência entre machos e fêmeas. A capturabilidade média foi de 10%. Oligoryzomys flavescens apresentou aumento populacional por mais de um período de amostragem na época mais fria e seca do ano, além de preferência pelo ambiente aberto. Possivelmente se encontra na área devido a sua preferência por ambientes de banhado, abundantes no local. O pico reprodutivo ocorreu entre os meses de abril e julho. pt_BR
dc.format.extent 28 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.title Dinâmica populacional de Oligoryzomys flavescens (Waterhouse, 1837) na restinga do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Tortato, Marcos Adriano


Files in this item

Files Size Format View
20082-HugoBMozerle.pdf 532.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar