Análise dos conteúdos de vírus e bactérias em livros didáticos de ciências utilizados por escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC/

DSpace Repository

A- A A+

Análise dos conteúdos de vírus e bactérias em livros didáticos de ciências utilizados por escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC/

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mohr, Adriana
dc.contributor.author Lemos, Gilmara David
dc.date.accessioned 2015-05-12T15:24:10Z
dc.date.available 2015-05-12T15:24:10Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132774
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho estabelece critérios e analisa os conteúdos relativos a vírus e bactérias em três coleções de livros didáticos integrantes do Programa Nacional do Livro Didático (2011) mais utilizados nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Os critérios de análise utilizados foram os seguintes: estrutura do conteúdo; correção científica; ilustrações; atividades propostas; complexidade dos organismos; relação dos vírus e bactérias com a saúde, a doença e com o homem; contextualização e interdisciplinaridade. A análise feita permitiu afirmar que há ainda alguns erros nas coleções o que sugere a necessidade de reformulação das mesmas e um olhar atento por parte do professor com o uso dessas obras. A presente investigação também objetiva fornecer elementos que auxiliem professores em suas análises de materiais didáticos e mesmo no planejamento didático em aulas de Ciências. pt_BR
dc.description.abstract This work establishes criteria and analyzes the content relating to viruses and bacteria in three collections of textbooks as part of the (2011) National Textbook Program used in schools in the municipal schools in Florianópolis/SC. The analysis criteria used were the following: content structure; scientific correction; the illustrations; proposed activities; complexity of organisms; relations of viruses and bacteria with health, disease and humans; contextualization and interdisciplinarity. The analysis allowed us to state that there are still some errors in the collections suggesting the need to recast and a teacher watchful eye regarding the use of those works. This research also aims to provide information to assist teachers in their analysis of teaching materials and even in educational planning in science classes. pt_BR
dc.format.extent 77 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject livro didático pt_BR
dc.subject vírus e bactérias pt_BR
dc.subject ensino fundamental, pt_BR
dc.subject disciplina de Ciências pt_BR
dc.title Análise dos conteúdos de vírus e bactérias em livros didáticos de ciências utilizados por escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC/ pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCCGilmaraDavidLemos.pdf 885.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar