dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Coelho, Antonio Augusto Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Álvaro Suarez, Camilo Andrés |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-05-12T04:07:25Z |
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dc.date.available |
2015-05-12T04:07:25Z |
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dc.date.issued |
2014 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
333313 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132751 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação são abordados projetos de hibridização de controladores PID com algoritmos de controle preditivo GPC, que procuram resgatar as propriedades desejadas para o controle de processos complexos onde atraso de transporte dominante, instabilidade e fase não-mínima estão presentes. Descreve-se o procedimento de síntese das leis de controle PID preditivas a partir de modelos de primeira e segunda ordem com atraso de transporte, e demonstra-se com estudos de caso que o comportamento destes controladores assim derivados é equivalente ao comportamento do GPC, quando aplica-se um tipo particular de sintonia. Depois avalia-se em simulações numéricas o seu desempenho com relação ao seguimento de referência e rejeição de perturbações, comparando-se com o desempenho do PID clássico sintonizado com a metodologia SIMC, considerada de desempenho satisfatório pela literatura de controle. Finalmente, dado que existe certa complexidade matemática para o cálculo dos parâmetros e síntese da lei de controle PID preditiva, que pode inviabilizá-la em aplicações embarcadas, são propostos métodos de sintonia baseados em aproximações da lei de controle GPC denominados pseudo preditivos. Demonstra-se com estudos de caso e implementação no PLC300, desenvolvido pela WEG Automação, que estes métodos resultam viáveis de embarcar em equipamentos de controle industriais e são eficientes para acelerar o tempo de resposta em processos com atraso de transporte dominante. |
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dc.format.extent |
115 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Engenharia de sistemas |
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dc.subject.classification |
Controle preditivo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controladores PID |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controladores programáveis |
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dc.title |
Algoritmos de controle PID preditivo: síntese em CLP e simulação |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Knihs, Valter Luiz |
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