O desempenho e as cotas: o caso da UFSC

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O desempenho e as cotas: o caso da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borba, Julian pt_BR
dc.contributor.author Silva, Gregório Unbehaum Leal da pt_BR
dc.date.accessioned 2015-04-29T21:09:50Z
dc.date.available 2015-04-29T21:09:50Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 332965 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132470
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma análise da questão do desempenho entre os graduandos da UFSC ingressantes entre 2008 e 2011, com ênfase na questão da cota étnico racial. Trata-se de uma avaliação da política de ações afirmativas na mesma universidade. Este trabalho conta com uma contextualização de aspectos referentes à temática no Brasil e na UFSC, assim como referentes a aspectos da abordagem da Sociologia da Educação sobre o tema. O trabalho conta com a análise do desempenho em virtude da nota, da reprovação por frequência, da metodologia da taxa de integralização média e de regressões de tipo binária logística e linear. O banco de dados com resultados de todos os ingressantes desse período na UFSC permitiu análises diversificadas com cursos e tipos de cursos específicos da instituição. Além da forma de ingresso, o gênero e a raça também serviram de indicadores de desempenho. O aprimoramento da política de ação afirmativa da universidade, bem como auxiliar em futuras pesquisas sobre o tema foi o foco principal do trabalho.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This paper presents a performance analysis of the issue of students from UFSC entrants between 2008 and 2011, with emphasis on the issue of racial quota. This is an assessment of the affirmative action policy at the same university. This work has a background of aspects concerning the subject in Brazil and UFSC, as well as aspects related to the approach of sociology of education on the subject. The work includes the analysis of the performance due to the note, the frequency of failure, the methodology of taxa de integralização média and binary logistic and linear regressions type. The database with results of all entrants that period in UFSC allowed diversified analyzes with courses and specific types of courses of the institution. In the form of admission, gender and race also served as performance parameters. The improvement of the affirmative action policy of the university, as well as useful for future research on the topic was also a focus of the work. en
dc.format.extent 273 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Programas de ação afirmativa pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociológicos pt_BR
dc.subject.classification Cotas universitárias pt_BR
dc.title O desempenho e as cotas: o caso da UFSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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