dc.contributor.author |
Espíndola, Corina Martins |
|
dc.contributor.author |
Souza, Sandra Regina Carrieri de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Julio Eduardo Ornelas |
|
dc.contributor.author |
Melo, Pedro Antônio de |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Arthur Lemos |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gabriela Tavares da |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-23T11:51:37Z |
|
dc.date.available |
2015-04-23T11:51:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil. |
pt_BR |
dc.title |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |